Como estamos fartos de dizer, a Apple anda de facto a desenvolver aparelhos dobráveis. Porém, só vai lançar alguma coisa se for capaz de se diferenciar das já ínumeras fabricantes Android metidas neste mundo.
É exatamente por isso que vários rumores apontam para um iPhone Dobrável sem qualquer vinco no ecrã. Mas… Está complicado!
Dobra sem vincos no iPhone Fold? Parece impossível
Nos últimos dias, o analista Ming-Chi Kuo veio levantar um pouco o véu sobre o futuro iPhone Fold, afirmando que a Apple pretende usar metal líquido nas dobradiças do equipamento.
Segundo a sua investigação, a gigante de Cupertino quer “melhorar a durabilidade, aumentar a planura do ecrã e minimizar as marcas da dobra”. Para isso, a aposta passaria por dobradiças feitas em metal líquido, utilizando um processo de fundição.
Na realidade, a Apple já usou este material em pequenos componentes, como os ejetores de cartões SIM. Ainda assim, este seria o primeiro grande uso numa peça mecânica crítica. E claro, como não podia deixar de ser, assim que a Apple der este passo, é bem provável que os fabricantes Android corram atrás.
Temos mais detalhes!
Agora, o conhecido portal chinês Instant Digital (via MacRumors) veio trazer mais detalhes sobre esta tecnologia. A fonte refere que este “metal líquido”, que também se chama de vidro metálico (metal amorfo), oferece uma resistência muito superior à flexão, deformação e marcas, sendo até 2,5 vezes mais forte do que uma liga de titânio.
Para além disso, tem um acabamento premium que, segundo o leaker, é semelhante ao do aço inoxidável.
Mas… Dobra sem vincos? Parece que não vai acontecer!
Se acreditavas que a Apple ia conseguir criar um iPhone Fold sem qualquer vinco na dobra, há más notícias. É “impossível”. No entanto, isso não significa que a Apple não vá fazer tudo o que pode para reduzir ao máximo a visibilidade do vinco.
Curiosamente, um rumor anterior indicava precisamente o contrário. Segundo fontes citadas pelo ETNews, a Apple teria decidido “eliminar completamente os vincos, independentemente do custo, para diferenciar o seu dobrável dos modelos atuais”.
Mas afinal, qual é a verdade?
A questão não passa apenas pela tecnologia do ecrã, mas também pela forma como este se liga à dobradiça e ao vidro ultrafino que o cobre. A Apple parece estar a abordar o problema de forma global, encorajando a colaboração entre os seus fornecedores para tentar chegar à melhor solução.
Entretanto, o iPhone Fold deverá ser apresentado no próximo ano ou em 2027, com um preço que deverá começar nos 2.000 dólares (o que por cá pode significar algo bem mais assustador).