Normalmente, quando a Apple “inventa” alguma coisa, ou por vezes “reinventa”, porque sejamos honestos, a Apple também gosta de implementar funcionalidades “velhas” conhecidas do mundo Android, nos seus aparelhos, com outro nome. A realidade é que o mercado vai todo atrás! Algo que acontece desde que o iPhone chegou pela primeira vez às prateleiras, há mais de 16 anos.
Sim, o primeiro iPhone, anunciado em 2007, por Steve Jobs, já fez 16 anos. Foi a altura em que tudo mudou!
iPhone foi lançado há 16 anos e mudou tudo!
Portanto, como deve saber, a Apple está agora a preparar-se para lançar a sua nova gama de smartphones iPhone 15, com pelo menos 4 modelos. Os modelos base vão adotar o design dos modelos Pro do ano passado, isto enquanto os modelos Pro trazem algumas coisas novas para cima da mesa. Além de tudo isto, é muito provável que toda a gama encareça entre 100 e 200€, especialmente no caso dos modelos Pro e Pro Max.
Dito isto, o iPhone nunca foi um smartphone barato, porque, muito honestamente, é um aparelho com um poder incrível no mundo mobile.
É um smartphone capaz de começar tendências, ou de as terminar. Apesar de caro, é um aparelho capaz de oferecer “estatuto” ao consumidor, e na verdade, é hoje em dia considerado como o Padrão do mundo dos smartphones.
Parece que foi ontem, mas o iPhone começou a fazer das suas há 16 anos, e hoje em dia, é o produto mais importante da Apple. Curioso, porque na altura do lançamento, várias personalidades afirmaram que o iPhone nunca ia ser um sucesso. Um grande exemplo é Steve Ballmer, o CEO da Microsoft em 2007.
Ainda se lembra de como a coisa aconteceu em 2007?
Caso não se lembre, Steve Jobs andava a dizer publicamente que a Apple tinha 3 novos produtos inovadores a caminho.
- Um iPod com controlos touch e um grande ecrã.
- Um telemóvel revolucionário.
- Por fim, um aparelho móvel capaz de se ligar à Internet.
Na realidade, os 3 produtos inovadores eram na verdade apenas um, o iPhone.
Isto é importante, porque na altura, todo o mercado de telemóveis – aqui temos de salientar que já existiam telemóveis inteligentes em 2007, nomeadamente por parte da Nokia, com o Sistema Operativo Symbian – era baseado em aparelhos pesados, com teclado e ecrãs pequenos.
Além disso, a grande maioria dos telemóveis da altura eram significativamente mais baratos. A primeira geração chegou ao mercado com 4GB ou 8GB de armazenamento interno, a 499$ e 599, respetivamente. Na altura, a Apple já não oferecia suporte a cartão microSD. Curiosamente, apesar de muitos especialistas acharem que não era necessário, o preço era tão alto, que a Apple baixou estas duas versões para 299$ e 399$.
Pois bem, no seu lançamento, o iPhone foi um incrível sucesso, ao vender quase 2 milhões de unidades. Acha 2 milhões muito? Em 2023, a Apple está a planear lançar pelo menos 89 milhões de unidades do iPhone 15. Um número que pode vir a aumentar, caso o lançamento seja um sucesso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!