iPhone está a perder força. IA vai salvar? Não acredito!

A Apple é quem mais vende e mais impacto tem no mundo dos smartphones a uma escala global, especialmente quando estamos a falar de smartphones de gama alta (800€ para cima!)

Ainda assim, é evidente que a última geração não correu assim tão bem quanto isso, especialmente em territórios extremamente importantes como é o caso da China (1.4 mil milhões de potenciais consumidores).

Esta é uma tendência que se poderá estender a 2024 e 2025 (iPhone 16).

iPhone está a perder força. IA vai salvar? Não acredito!

Gama iPhone 16

Portanto, segundo as estimativas da IDC e da Counterpoint, a Apple parece estar a perder alguma da sua tão conhecida força. De forma mais concreta, enquanto o mercado cresceu para vender cerca de 285.4 milhões de smartphones no segundo trimestre do ano, um acréscimo de 6.5%, a Apple apresentou um crescimento de apenas 1.5%.

Isto significa que a Samsung cresceu e fica assim na primeira posição no segundo trimestre de 2024 com uma quota de 18.9%, o que aparentemente se deve a um novo e renovado foco na gama alta, agora com muita ajuda da IA. Por sua vez, a Apple ficou em segundo com 15.8% de quota de mercado, com a Counterpoint a afirmar que o iPhone até perdeu 1% de quota de mercado face ao último trimestre.

  • Nota: 1% pode parecer pouco. Porém, dentro da quantidade absurda de telemóveis que a Apple vende, 1% podem significar milhões de unidades não vendidas.

A Apple acha que a Inteligência Artificial vai virar o jogo!

apple, inteligente

Vão existir algumas diferenças nos novos iPhone 16, porém, em termos muito práticos, vai ser mais ou menos a mesma coisa face aos iPhone 15 já presentes nas prateleiras. A grande novidade vai estar no IA! Que vai estar reservada aos atuais modelos Pro (iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max), e claro, a toda a nova gama iPhone 16.

A correr bem, ou melhor, se as funcionalidades IA forem realmente interessantes… Isto pode empurrar muitos dos consumidores “presos” a modelos mais antigos do iPhone, a atualizar já em 2024.

Mas, se tivermos em conta o IA no lado dos computadores, a verdade é que a grande maioria dos computadores Copilot+ estão a ser vendidos mais pela sua enorme autonomia. Isto em vez de voarem das prateleiras pelas capacidades IA.

Aliás, hoje em dia, poucos são os consumidores casuais que dão valor às novas funcionalidades. Na realidade, muitos deles nem sabem o que é a Inteligência Artificial. Em suma, a próxima geração do iPhone vai ser muito interessante!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também