Apesar do grande foco na longevidade e suporte no lado do software que podemos ver hoje em dia no ecossistema Android, com algumas fabricantes a oferecerem uns incrĆveis 7 anos de atualizaƧƵes de software. A verdade Ć© que a grande campeĆ£ da longevidade no mundo mobile Ć© a Apple.
Um iPhone durante 4, 5, por vezes atĆ© 6 anos nas mĆ£os de um Ćŗnico utilizador. AliĆ”s, o mercado de usados e recondicionados Apple funciona tĆ£o bem, porque Ć© possĆvel comprar um iPhone com 2 ou 3 anos, e usĆ”-lo durante mais 2 ou 3 anos sem grandes problemas ou dificuldades.
PorĆ©m, apesar de esta ser uma das grandes vantagens da Apple no mundo mobile face Ć concorrĆŖncia. Este Ć© tambĆ©m um grande entrave para o crescimento da gigante Norte-Americana.
Afinal de contas, o produto mais importante da gama da Apple Ć© o iPhone, e apesar de vendas muito saudĆ”veis, a realidade Ć© que iPhone nĆ£o vende mais porque os utilizadores nĆ£o precisam de trocar todos os anos, de 2 em 2 anos, ou sequer de 3 em 3 anos.
Ć exatamente por isto que a InteligĆŖncia Artificial Ć© tĆ£o importante para a Apple. Ou achava que o facto de a Apple Inteligence ser exclusiva dos modelos mais recentes era sĆ³ por “limitaƧƵes de hardware”?
iPhone dura demasiado tempo. DaĆ a aposta em IA da Apple!
Sim, Ć© verdade que os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro, bem como os futuros iPhone 16, estĆ£o mais bem preparados para o sistema baseada em InteligĆŖncia Artificial que a Apple estĆ” agora a preparar e a ultimar, para dar vida a toda uma nova geraĆ§Ć£o de smartphones realmente inteligentes.
PorĆ©m, dĆ” para sentir que foi planeado. Afinal de contas, a Samsung foi capaz de levar o seu Galaxy AI para diferentes geraƧƵes de aparelhos, na realidade atĆ© aos Galaxy S22 de 2022. Isto porque o sistema de computaĆ§Ć£o algoritmica da “Sammy” estĆ” na nuvem e nĆ£o nos prĆ³prios aparelhos.
Isto Ć© algo que a Apple tambĆ©m poderia ter feito para garantir que levava um leque de funcionalides incrĆvel para toda a sua gama iPhone ainda com suporte ao iOS 18. Mas… Digamos que dĆ” jeito Ć Apple fazer esta diferenciaĆ§Ć£o, para “obrigar” os consumidores a mudar de aparelho um pouco mais cedo.
O objetivo para uma empresa Ć© sempre fazer dinheiro, e para isso, tem de vender muito e bem.
Assim, da mesma forma que o iPhone X foi um reset ao design do smartphone da Apple, para obrigar os utilizadores a dar o salto. Agora vamos ter um reset baseado em InteligĆŖncia Artificial para tentar algo de muito similar.
Se vai correr bem? DependerĆ” da implementaĆ§Ć£o da tecnologia. Mas, ao que tudo indica, mesmo sem qualquer IA ainda no mercado, a Apple estĆ” a ter sucesso onde muitas outras fabricantes Android falharam.
Receba as notĆcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ć grĆ”tis!