Há alguns meses atrás, afirmei que o iPhone SE 4 pode vir a ser um smartphone interessante em termos de especificações, design, e até pode chegar com um preço apelativo. Porém, a realidade é que os smartphones da Apple focados no preço nunca venderam grande coisa.
Basta olhar para o iPhone 5C, o primeiro iPhone focado na qualidade-preço, bem como para todos os outros aparelhos SE já lançados, ou então, podemos até olhar para a versão mini do iPhone.
Normalmente, os consumidores que querem um iPhone, não querem um iPhone “low-cost”. Para o bem ou para o mal, esta é a realidade da coisa.
Porém, como a Apple precisa de vender muitos iPhone SE 4, a estratégia pode ser diferente e pode até dar frutos.
iPhone dos Pobres também vai servir de teste para a Apple!
Portanto, se há coisa que a Apple odeia no mundo da tecnologia, é ter de depender de outras fabricantes para criar o seu próprio produto.
Porém, é ainda impossível fazer tudo dentro de casa, por isso, a Apple ainda tem de contar com parceiras. É por isso que existe uma relação incrivelmente forte com a TSMC. É também por isso que os ecrãs OLED continuam a vir da Samsung, LG e BOE, e oss chips de memória são da Micron. Isto sem nunca esquecer que o modem é da Qualcomm, a grande responsável pelos processadores topo de gama do ecossistema Android.
Dito tudo isto, como dissemos em cima, a Apple costuma ter relações sempre incríveis com todas as suas parceiras. Afinal, a gigante Norte-Americana não tem problemas em encomendar grandes quantidades de componentes, e a pagar o preço que as parceiras querem, por vezes até antes de receber as encomendas.
Mas, a relação entre a Apple e Qualcomm nunca foi grande coisa. Aliás, as duas empresas tiveram uma guerra em tribunal que durou anos, e apesar de estar resolvida há algum tempo, deixou danos que nunca irão sarar.
É exatamente por isto que, há alguns anos atrás, a Apple decidiu adquirir e absorver o departamento de modems da Intel. Porquê? O plano era e continua a ser muito simples… A Apple quer desenhar os seus modems, da mesma exata forma que também desenha o seu SoC.
É por aqui que a Apple precisa de vender muitas unidades do iPhone SE 4!
Porquê? Este vai ser o primeiro smartphone a chegar ao mercado com um modem 5G Apple.
Por isso, de forma a perceber o que resulta e não resulta, a Apple precisa de vender muitas e boas unidades deste seu smartphone “low-cost”.
Aliás, apesar de ter algumas dificuldades em acreditar que este novo iPhone chegue ao mercado a um preço apelativo. Visto que o iPhone SE 3 de 2022 já chegou a Portugal a 549€. É do interesse da Apple que este aparelho chegue realmente barato, de forma a que os consumidores, até os mais resistentes a produtos Apple Baratos, adiram à coisa.
Aliás, num mundo em que a gama média já anda a valores absurdos, com vários aparelhos Android, muitos deles nada de espececial, a mais de 500€ nas prateleiras. É possível que a Apple queira marcar pela diferença, e aposte forte e feio neste novo aparelho para inundar o mercado, pisar os pés às rivais Android, tudo isto ao mesmo tempo que cresce no lado do desenvolvimento e produção de chips.
O que leventa a questão… Era pessoa para comprar um iPhone SE como este? Com um modem sem provas? Vai depender do quê? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!