iPhone: mesmo roubado e desligado ele pode ser encontrado!

A Apple revelou o iOS 15 em Junho e apesar de não ser o maior update do mundo trouxe algumas mudanças significativas. Uma delas é sem dúvida o que a Apple fez na app Encontrar. É que na prática agora é possível encontrar-se um iPhone roubado ou perdido, mesmo que ele esteja desligado. Agora será que esta função está presente em todos os iPhones?

iPhone: mesmo roubado e desligado ele pode ser encontrado!

Para este sistema funcionar o iPhone utiliza uma capacidade de bateria que normalmente não está disponível e um chip Bluetooth LE que continua a enviar sinais. Assim quando o equipamento está desligado todos os componentes estão desativados menos o chip Bluetooth que continua acordado e a dizer estou aqui.

No entanto nem todos os iPhones a correr o iOS 15 o suportam. É que aparentemente são necessários uma série de requisitos que apenas são possíveis com um chip U1. De facto, é um sistema semelhante ao que podemos encontrar nas AirTag. Como acontece nesse acessório da Apple na maioria das vezes esse chip está a dormir. No entanto, por vezes acorda. Mesmo com o smartphone desligado.

Assim os iPhones desligados continuam a ser localizados por outros dispositivos. Isto deste que suportem a função de encontrar. Quando isso acontece as informações chegam aos servidores da Apple e desse modo consegue-se encontrar os dispositivos ou pelo menos ficamos a saber a localização atual.

De facto, cada vez faz menos sentido roubar um iPhone.

Entretanto a app encontrar tem ainda mais novidades. 

Os AirPods sempre tiveram um suporte limitado na app Encontrar. Dito isto, é possível utilizar a aplicação para reproduzirmos som nestes dispositivos ou ver as direções num mapa para chegarmos até eles. Mas isto só era possível se eles estivessem emparelhados e a funcionar com um dispositivo Apple. Assim se alguém tivesse o iPhone demasiado longe deles já não havia nada a fazer. Agora isto resolveu-se com o último update de firmware.

app Encontrar, iphone roubado desligado

Este update é exclusivo para os mais recentes auriculares da Apple. Assim os AirPods de primeira geração não estão incluídos.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também