Pelo segundo mês consecutivo, o iPhone da Apple foi o smartphone mais vendido na China. De acordo com a Counterpoint Research, o iPhone conquistou uma participação de mercado de 23,6%. Ou seja acima dos 22% do mês anterior. Já a Vivo, uma fabricante chinesa, surge logo a seguir à Apple mas um pouco mais afastada com uma quota de 17,8%.
iPhone volta a bater recordes na China pelo segundo mês!
A Counterpoint Research acredita que a subida da Apple ao topo da lista na China se deve à popularidade da gama iPhone 13 que oferece melhores funções de fotografia, maior duração da bateria e quase ao mesmo preço do iPhone 12.
Citando o relatório da Counterpoint, o Wall Street Journal refere que o ganho de vendas mensal da Apple na China, de outubro a novembro, ascendeu a 15,5%. Mas isto deve chegar ao fim em breve. O analista Ethan Qi espera que as vendas diminuam a partir de dezembro ou janeiro.
Entretanto há outros pontos importantes que contribuem para a ascensão do iPhone 13.
Os prazos de entrega das encomendas do iPhone têm vindo a diminuir. Isto em oposição a um período de espera de 20 dias em novembro. Assim o modelo iPhone 13 Pro chega em menos de uma semana. Esta melhoria indica que ou há mais oferta de iPhones disponíveis, ou há menos encomendas para o dispositivo. Isto apesar da melhoria na disponibilidade há várias lojas sem stock.
Entretanto a ascensão da Apple na China também beneficia dos problemas que têm afetado a ex-fabricante de smartphones número um da China, a Huawei. Considerada uma ameaça à segurança nacional nos Estados Unidos devido às suas alegadas ligações com o PCC (Partido Comunista Chinês), a administração Trump colocou a empresa na lista de entidades do Departamento de Comércio. Isto proibiu a Huawei de aceder à cadeia de distribuição dos EUA e a muitos outros elementos importantes.
Para além da Apple, os beneficiários da queda da Huawei são também a Xiaomi, a Oppo e a Vivo.
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