iPhone já foi buscar isto ao Android! O que se segue?

Quando se fala de iPhone ou Android há defensores para as duas plataformas. Uns dizem que o sistema operativo da Apple é melhor, enquanto outros preferem o da Google. No entanto, a verdade é que ambos têm muito a aprender um com o outro. E de facto, por vezes é boa ideia ir-se buscar o que cada um tem de melhor e integrar-se na plataforma concorrente. Quem ganha com isto é o consumidor. Se por um lado o Android já foi buscar várias coisas à Apple, o inverso também é verdade. Assim vamos dizer-lhe as coisas que o iPhone foi buscar ao sistema operativo Android.

iPhone já foi buscar isto ao Android! O que se segue?

Widgets

Se comprou recentemente um novo iPhone, talvez tenha reparado nos widgets que pode agora colocar no ecrã inicial. Eles apresentam um design muito clean e estão uniformemente disponíveis em três tamanhos diferentes. No entanto, eles não estavam disponíveis até ao lançamento do iOS 14 em 2020. Entretanto, os telefones Android têm suportado widgets Home Screens há mais de uma década.

iPhone buscar ao Android

A única diferença é que os widgets no iOS ainda não permitem uma grande interação. Portanto, se tocar num widget, ele irá lançar a respectiva aplicação. Para além disso os dados também não se atualizam continuamente. Esperamos que o iOS 17 corrija o problema dos widgets no iPhone.

Biblioteca de aplicações

Foi também com o iOS 14 que a Apple introduziu a Biblioteca de Aplicações, ou seja o que os utilizadores Android conhecem por gaveta de aplicações. Antes disso, quem tinha iPhone não tinham forma de organizar as suas aplicações para além das pastas opcionais no ecrã inicial. Ou seja, tinham de percorrer horizontalmente páginas intermináveis para navegar pelas suas aplicações instaladas, normalmente pela ordem de instalação.

Com o iOS 14, os utilizadores de iPhone passaram a poder remover quaisquer aplicações do ecrã principal desde que tenham sido movidas para a Biblioteca de Aplicações.

Aplicações predefinidas

Tal como os widgets do ecrã inicial, os utilizadores do Android já podiam definir aplicações por defeito para determinadas funções muito antes os utilizadores Apple. Assim já era possível escolher um reprodutor de música standard, gestor de ficheiros, browser, e muito mais. Os iPhones ganharam suporte para isto a partir do iOS 14. No entanto ainda não é algo tão “elástico” como no Android. Assim só é possível definirmos o cliente de mail e browser.

Personalizar ecrã de bloqueio

O iOS 16 introduziu algumas possibilidades de personalização do ecrã de bloqueio, incluindo a capacidade de mudar o tipo de letra do relógio, inserir widgets, e muito mais. Os utilizadores do iPhone 14 Pro também podem ativar e ajustar o ecrã “Always-on” pela primeira vez num smartphone Apple. Estas funções estão disponíveis há vários anos nos smartphones Android.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também