Ao que tudo indica, todos os modelos dentro da geração iPhone 15 (2023) vão contar com o hardware necessário para dar vida à agora famosa Ilha Dinâmica. Esta vai deixar de ser um exclusivo ‘Pro’!
Dito isto, segundo os próprios planos da Apple, com o iPhone 16 (2024), a gigante Norte-Americana vai começar a esconder alguns componentes debaixo do ecrã OLED, nomeadamente os que fazem funcionar o sistema de reconhecimento facial, e pelos vistos, se tudo correr bem, com o iPhone 17 vamos ver a câmera frontal também ela escondida. O iPhone 17 deve chegar ao mercado com o mítico ecrã infinito!
Mas… Será isto realmente uma boa ideia? É que além de ainda existirem algumas dúvidas quanto à velocidade da implementação deste plano, tal é a queda de qualidade de uma câmera escondida debaixo de um ecrã OLED, a verdade é que a notch é, e mesmo depois de ter evoluído, continua a ser a identidade do iPhone.
iPhone: A notch já faz parte da identidade do iPhone
Portanto, acredito que a notch do iPhone não pode simplesmente desaparecer. Sim, todos nós percebemos que a notch é um compromisso entre a componente do design, e o lado do hardware. A Apple não consegue ainda oferecer a mesma qualidade, com os sensores escondidos.
Mas, enquanto odiei a moda da notch que vimos em todo o mundo mobile a seguir ao lançamento do iPhone X (2017), a verdade é que neste momento, é algo que define o iPhone. Seja a notch grande, pequena, ou uma simples ilha. Qualquer pessoa olha e diz “é um iPhone!”.
No lado Android, isto pura e simplesmente não acontece!
Afinal de contas, no lado Android, a grande maioria dos aparelhos partilha do mesmo exato design de ecrã. Ou seja, um ecrã OLED, plano ou curvo, com um orifício para as câmeras bem centrado na parte de cima do painel. Já faz parte do branding. Seja um entusiasta ou não, pode olhar, de leve, e reconhece imediatamente que é um iPhone.
É exatamente por tudo isto que a Apple não pode pura e simplesmente acabar com a notch! Acredito, que mesmo com o iPhone 16 e ou 17, vamos ver qualquer coisa ali no sítio da velha notch, mesmo que já não exista hardware para justificar tal coisa. A Apple não quer os seus aparelhos confundidos com tudo o resto.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!