Os telemóveis Android e os iPhones de topo seguem muitas vezes os exemplos uns dos outros. Um lado lança uma funcionalidade e esta aparece logo no outro. Por exemplo, o iOS 18 introduziu recentemente funcionalidades como a disposição livre dos ícones das aplicações no ecrã inicial, o modo de jogo, o bloqueio de aplicações e outras. Ou seja, funcionalidades que o Android já tem há bastante tempo. O mesmo se aplica ao hardware. Entretanto os iPhones estavam presos a uma taxa de atualização de 60 Hz até ao iPhone 13 Pro, enquanto os telemóveis Android estavam a 120 Hz desde 2017. Agora, os rumores sugerem que o iPhone 18 terá uma tecnologia de câmara que a Samsung introduziu no início de 2018 com o Galaxy S9.
Uma novidade que estará disponível no iPhone 18 Pro
Espera-se que os modelos iPhone 18 Pro da Apple apresentem uma câmara traseira principal actualizada com uma abertura variável. Isto pela primeira vez, de acordo com o analista da Apple Ming-Chi Kuo (via Android Authority). Na verdade, a Samsung foi a primeira a trazer esta função para os smartphones modernos com a gama Galaxy S9 em 2018. A câmara de abertura variável desapareceu dos telemóveis Android durante algum tempo. No entanto, começou a aparecer novamente em dispositivos da Huawei, Xiaomi e Honor. Isto embora a própria Samsung pareça ter abandonado a função.
Uma abertura variável nos futuros modelos de iPhone permitiria que a câmara principal controlasse a quantidade de luz que entra na lente. Também lhe daria mais controlo sobre a profundidade de campo. Na prática isto resultava numa focagem mais nítida dos motivos ou uma desfocagem mais suave do fundo. O iPhone 18 não deverá chegar antes de 2026, pelo que os utilizadores do iPhone ainda têm uns bons dois anos antes de verem esta funcionalidade.
Agora que há rumores de que a Apple vai trazer a abertura variável para o iPhone, é provável que a Samsung a traga de volta para os smartphones Galaxy. E se não o fizerem, provavelmente deviam fazê-lo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!