Ao que tudo indica, depois de uma geração 16 amplamente criticada por ser mais do mesmo, além do design, a Apple prepara-se para mudar (mais uma vez) a fórmula da fotografia no iPhone.
Assim, a próxima geração, mais concretamente o iPhone 17 Pro, vai receber uma lente telefoto de 48MP, substituindo a atual de 12MP. Um salto significativo na resolução… mas com uma consequência inesperada: o zoom ótico vai descer de 5x para 3,5x.
iPhone 17 Pro: Nova lente telefoto de 48MP. Mas há um problema
Portanto, segundo o que está a correr nos corredores da indústria, esta troca tem como objetivo melhorar a qualidade da imagem e tornar a fotografia mais versátil. Isto é especialmente verdade para os retratos.
Menos zoom… mas mais detalhe?
Assim, o que à primeira vista parece um “downgrade” na parte do zoom, pode não ser assim tão negativo como parece.
Afinal, Com uma lente de 48MP, a Apple poderá usar recorte digital acima dos 3,5x mantendo boa qualidade. Um pouco à imagem do que já faz com a câmara principal, que permite zoom 2x mantendo 12MP.
Aliás, segundo o mesmo leaker, a Apple quer facilitar a vida a quem fotografa em modo retrato. Atualmente, o zoom ótico 5x “obriga” o utilizador a recuar fisicamente para compor bem a imagem. Com 3,5x, será possível manter a distância ideal para retratos mais naturais, com a mesma qualidade final.
A Apple segue o caminho da Samsung?
Curioso! Esta abordagem já foi aplicada pela Samsung no Galaxy S25 Ultra, que também trocou o zoom ótico de 10x por 5x, compensando com mais resolução e processamento.
A diferença é que a Apple chega (como sempre) mais tarde — mas com uma implementação que pode ser mais refinada.
Entretanto, além da nova lente telefoto, o iPhone 17 Pro poderá ainda contar com câmara frontal de 24MP e gravação de vídeo em 8K. Tudo coisinhas que apontam para uma Apple a preparar uma geração focada na imagem. Isto tanto em fotografia como em vídeo.
Claro que, como sempre, tudo isto pode mudar até à apresentação final.