Como deve saber, a Apple já conseguiu desenvolver e produzir um modem 5G em massa. Uma tarefa árdua, visto que a Apple já andava a tentar fazer algo desde 2019. É verdade que ainda não é um rival à altura para aquilo que a Qualcomm, Samsung e MediaTek são capazes de fazer. Mas, é suficientemente bom para a Apple conseguir lançar um produto baseado nesse mesmo chip, como é o exemplo do iPhone 16e.
Porém, não parece ser bom o suficiente para lançar mais do que isto. Aliás, mesmo o Modem C2, que aparentemente já está em desenvolvimento e pronto de estar finalizado, não é bom o suficiente para servir de base aos novos iPhone 17.
O que é curioso, porque os rumores apontam para uma Qualcomm como carta fora do baralho.
iPhone 17: Modem não é Apple nem Qualcomm!
Portanto, ainda não sabemos grande coisa acerca do chip Apple C1, que é o novo modem 5G do iPhone 16e. Porém, tudo indica que não é bom o suficiente para dar vida aos novos iPhone 17, uma gama que já deverá trazer algumas novidades para cima da mesa, depois de alguns anos a marcar passo.
Porém, isto não parece significar um regresso aos braços da Qualcomm. A Apple parece preferir a oferta da MediaTek! Porquê? Provavelmente porque a MediaTek é mais barata, e talvez mais importante que isso, a Apple consegue fugir de uma relação já muito cansada que mantinha com a Qualcomm.
Modem C2 quando?
Ao que tudo indica, o próximo modem da Apple só deverá ser uma realidade um pouco mais tarde, muito provavelmente na altura do iPhone 18. A Apple precisa de implementar suporte mmWave, sem afetar demasiado a eficiência do chip, e ao que tudo indica, isso vai demorar um pouco.