O iPhone 16e apresentou-se como uma alternativa mais barata, para quem quer de facto entrar com alguma força no ecossistema da Apple. Mas, a meu ver, a custar 739€… É uma alternativa que falha muito no preço. Acredito que a Apple perdeu uma excelente oportunidade para abanar o ecossistema Android de uma maneira que este nunca abanou.
Ainda assim, este iPhone mais barato é sem dúvida alguma um aparelho interessante, especialmente quando o põe ao lado do iPhone 15 da geração passada, que ainda continua no mercado, porém, com cada vez menos argumentos a seu favor.
Sendo exatamente por isso que temos de olhar para este iPhone 16e, para perceber onde estão as diferenças e as desvantagens.
iPhone 16e perdeu alguns detalhes. Conheça quais!
Portanto, apesar de agora fazer parte da gama principal, este iPhone 16e não é bem a mesma coisa face à restante série de smartphones da Apple. Há muitos detalhes que ficaram pelo caminho, e que para alguns consumidores, podem vir a fazer a diferença. Aliás, podem até justificar a compra de um modelo mais caro, mas obviamente mais apetrechado.
1. SoC
O processador pode parecer o mesmo, mas não é. Além de ter um GPU ligeiramente mais fraco, este A18 é também menos eficiente, e provavelmente também é um bocadinho mais quente. O que não só afeta a performance, como também poderá afetar a longevidade do smartphone.
2. Botão Câmara ficou na gaveta
O botão que foi a grande novidade da gama iPhone 16 não faz parte do iPhone 16e. Para mim não é um grande problema, visto que raramente o utilizo no meu iPhone 16 Pro Max. Mas, é uma diferença.
3. Ceramic Shield não é tão bom
A Apple não explicou as diferenças, mas deixou a ideia de que a resistência deste smartphone não é a mesma.
4. MagSafe? Não há!
Há alguns dias atrás decidimos criticar a Samsung por dizer que tem suporte ao padrão Qi2, mas decidiu não meter ímanes nos seus smartphones. Pois, a Apple retirou os ímanes deste iPhone. Tem carregamento sem fios, mas nada de suporte à tecnologia MagSafe.
5. Câmaras? Só uma!
Isto não é novidade. Temos apenas uma câmara, mas é o mesmo sensor de 48MP que encontramos na restante gama. Continua a existir Zoom 2x, porém, é um “crop” do sensor principal.
6. Conectividade não é tão boa
Este iPhone 16e chega ao mercado com o modem 5G C1. O primeiro modem da Apple. Mas, algumas das tecnologias mais recentes do mercado não fazem parte do “pacote” de teste da gigante Norte-Americana. Porém, a promessa é de uma longevidade de bateria incrível.
7. Regresso da Notch!
A Apple decidiu não implementar a ilha dinâmica neste smartphone. O que é estranho, mas é o que é. Ainda assim, é um ecrã OLED de grande resolução, com muitas e boas cores. (Limitado a 60Hz).