Não é só no lado da memória RAM que a exigência está a aumentar de uma forma extremamente rápida dentro do mundo dos smartphones. Hoje em dia também precisamos de muito mais armazenamento interno, seja para a captura de fotografia em elevadas resoluções, para o armazenamento de vídeos 4K ou 8K, ou devido à evolução das apps que cada vez mais complexas.
O IA também tem uma óbvia palavra a dizer neste último ponto. É preciso mais espaço para meter as LLMs. Aliás, na forma como a Apple quer fazer as coisas, o armazenamento até acaba por ser mais importante que a própria memória RAM. Por isso, o espaço vai aumentar na gama iPhone 16.
Algo de curioso, porque (ao que tudo indica) não existem margens para aumentar preços em 2024, e como tal, tudo isto significa que vamos ter mais armazenamento, e mais memória RAM, ao mesmo exato preço do ano passado.
iPhone 16 vai duplicar o armazenamento (ao mesmo preço!)
Portanto, apesar de ainda não ser garantido que tal coisa aconteça nos modelos base do iPhone 16, tudo indica que os modelos Pro e Pro Max podem vir a chegar ao mercado com significativamente mais espaço de armazenamento, sem um aumento de preço associado.
Isto é curioso, porque apenas o iPhone 15 Pro Max começa nos 256GB para a sua versão base. O modelo Pro continua “preso” aos 128GB.
Ou seja, no fundo, o mais provável é que apenas o iPhone 16 Pro dê o salto para os 256GB, com o seu preço base a continuar fixado nos 1249€. O iPhone 16 Pro Max deve continuar nos 1499€ com os mesmos 256GB de armazenamento interno.
Fabricantes ODEIAM “oferecer” armazenamento!
Existe uma razão para o armazenamento não dar os “saltos” evolutivos que outros componentes apresentam. As fabricantes, especialmente aquelas com ecossistemas próprios, preferem “oferecer” menos armazenamento para depois vender armazenamento na Cloud.
Ou seja, a Apple prefere que você pague uma subscrição mensal para ter acesso a mais espaço de armazenamento no iCloud, do que lhe dar alternativas realmente apelativas de armazenamento real dentro do seu smartphone.
Entretanto, tudo indica que na versão mais cara do iPhone 16 Pro e Pro Max, vai existir uma alternativa de 2TB.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!