A Apple investiu imenso, e claro, prometeu da mesma igual forma, com a aposta no processo de 3nm da TSMC, que por sua vez deu vida ao SoC Apple A17 Pro que podemos encontrar no iPhone 15 Pro e também no iPhone 15 Pro Max.
Porém, com o iPhone 16, já não existe um novo processo para experimentar, e assim dar grandes novidades no campo da eficiência e desempenho. Só há espaço para otimizações. O que significa isto? Bem, tudo indica que vamos ter um aumento de performance à volta dos 5~10%. Chega?
iPhone 16 Pro só vai oferecer 5~10% mais performance. Mais caro!?
Portanto, como deve imaginar, a Apple já está a trabalhar afincadamente no SoC A18 Pro, de forma a dar vida aos novos iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, ou até… Quem sabe… Um iPhone 16 Ultra.
No entanto, como não há muito por onde mexer até que as linhas de 2nm da TSMC fiquem disponíveis para produção em massa, tudo indica que o aumento de performance multitarefa dos novos iPhone vai ficar, no máximo, pelos 10%. O que obviamente também vai depender da tarefa. Ou seja, de forma muito resumida, o aumento de performance vai ser… Muito baixo.
Isto significa que o Apple A18 Pro vai chegar aos 8000 pontos no teste GeekBench 6. O que não é nada mau, mas é também um valor que vai estar em linha com o Snapdragon 8 Gen4 da Qualcomm e Dimensity 9400 da MediaTek. Não vai ser um nível de performance especial!
Aliás, há quem diga que os processadores de nova geração Android vão ser capazes de bater nos 10 mil pontos neste mesmo teste. O que pode meter a Apple em maus lençois. Sim, é verdade que a Apple vai continuar a oferecer uma maior performance gráfica, e também vai ser superior em single-thread. Mas… Já não vai ganhar em tudo.
O que aconteceu?
Bem, durante muitos e longos anos, a Apple foi incrível no design dos seus processadores. Sendo exatamente por isso que decidiu dizer “adeus” à Intel, para equipar toda a sua gama de produtos com processadores próprios.
No entanto, em 2021, vários engenheiros importantes da equipa de design saíram da Apple para irem para outros pastos. O que é completamente normal no mundo da alta tecnologia. Os engenheiros estão sempre a trocar de equipas.
Porém, tudo indica que a Apple não foi capaz de ir buscar talento similar, e isso está a começar a ter algum impacto nos seus lançamentos anuais.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!