iPhone 16 sem IA vale a pena? Ou não faz sentido?

Muitos poderiam dizer que a Apple está atrás do prejuízo no que à Inteligência Artificial diz respeito. Mas, raramente vemos a gigante da Maçã trincada a ser das primeiras a fazer algo, e nem por isso as que coisas lhe correm mal.

A Apple só se mete nas “coisas” quando tem a certeza que é capaz de fazer algo benéfico para o utilizador, de forma um pouco diferente de todas fabricantes. Uma maneira de fazer as coisas muito própria, que continua a ser seguida por traz quase sempre frutos na forma de vendas incríveis em todas as gerações do iPhone.

No entanto, algo parece ter corrido mal na corrida à IA. A Apple Inteligence foi adiada, e agora só deve aparecer na versão 18.1 do iOS. O que significa isto? Bem, os iPhone 16 vão chegar ao mercado sem a grande novidade para a nova geração de aparelhos Apple.

Isto levanta uma questão… Continuam a valer a pena? Mesmo sem IA?

iPhone 16 sem IA vale a pena? Ou não faz sentido?

iPhone mais fino

Portanto, o que acontece quando uma fabricante faz uma forte aposta em algo muito concreto, e depois a coisa acaba por “falhar”? Normalmente, ficam de pé descalço, porque o produto fica sem identidade.

Isto pode ser verdade com os novos iPhone 16, que além de receberem um novo botão, e um aumento de tamanho nos modelos Pro, pouco ou nada têm para oferecer de novo. Especialmente porque os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max também vão ter acesso à Apple Inteligence, quanto esta ficar finalmente disponível para o consumidor final.

Isto não significa que faz mais sentido esperar pelo iPhone 16, para depois comprar o iPhone 15 com desconto? Bem, nem só de IA se faz o iPhone.

O iPhone vai ficar maior, e com margens mais reduzidas. Isto tem algumas vantagens!

iPhone 16 sem IA vale a pena? Ou não faz sentido?
A diferença no tamanho não é assim tão significativa quanto isso. Mas vai trazer grandes ganhos em alguns campos.

Ao que tudo indica, os novos iPhone 16 Pro e 16 Pro Max vão chegar ao mercado com ecrãs de 6.3” e 6.9”, isto em vez dos tradicionais ecrãs de 6.1” e 6.7”. Isto significa ecrãs maiores, mas nem por isso smartphones significativamente maiores. A Apple vai oferecer um corpo mais leve e fino, bem como margens mais reduzidas.

Como é óbvio, é impossível ir buscar 0.2 polegadas em margens e melhorias nos materiais. Mas até isso é bom para o consumidor, porque além de baterias maiores, e com uma nova técnica de refrigeração, os novos iPhone 16 Pro vão também contar com hardware de câmaras mais potente.

  • Nota: Este aumento de tamanho acontece apenas e só nos modelos Pro.

Botão novo!

Já se falou disto 500 vezes, mas nem por isso fica menos verdade. Ao que tudo indica, todos os iPhone 16 vão chegar ao mercado equipados com um novo botão, de seu nome “Capture”. Este botão deve ser sensível ao toque, e como tal, deve ser capaz de oferecer novas capacidades para a captura de imagem a partir de um iPhone.

Ainda não sabemos se é exclusivo Pro ou não. Mas vários leaks apontam para que o botão apareça em toda a gama.

Mais performance!

Toda a gama iPhone 16 vai ser agora baseada em processadores de 3nm, potencialmente o mesmo processador para todos os 4 modelos.

Por isso, a performance e eficiência vai aumentar de forma muito significativa, especialmente nos modelos não-Pro, visto que o iPhone 15 Pro e Pro Max já tinham SoCs de 3nm no ano passado. Além disto, toda a gama vai ter 8GB de memória RAM.

Preço?

Muito honestamente, acho que a Apple vai manter os mesmos preços do ano passado. O lado Android precisa de aumentar preços para manter margens, mas a Apple não. Isto é uma forma muito eficaz de meter mais pressão nas rivais, ao mesmo tempo que o produto se mantém aliciante.

Algo que a Apple precisa, porque anda a perder força de mercado em algumas regiões.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também