Como já deve ter percebido pela cobertura que temos vindo a dar à Apple, a nova gama de smartphones iPhone vai mesmo mudar um bocadinho de estratégia, com a Apple a implementar os já conhecidos Botões Action, que entraram em cena pela primeira vez com o Watch Ultra, e mais recentemente com os modelos Pro da gama iPhone 15, agora em toda a gama iPhone 16. Isto ao mesmo tempo que aproveita toda a loucura de mudanças para adicionar um outro botão focado na fotografia, o Botão de Captura.
As mudanças não ficam por aqui, visto que os modelos Pro vão aumentar de tamanho, com o iPhone 16 Pro a subir para as 6.3” de ecrã em vez dos tradicionais 6.1”, ao mesmo tempo que o iPhone 16 Pro Max sobe para as 6.9” em vez das velhas 6.7”. Como também é óbvio, todos os novos smartphones iPhone 16 vão receber novos processadores, mais memória RAM, mais armazenamento, e novas capacidades de IA.
Porém, é quase certo que… A gama iPhone 16 seja conhecida apenas e só pelo botão extra!
iPhone 16: Para o público… A novidade vai ser um botão!
Portanto, como deve imaginar, não é novidade para ninguém ver uma nova gama de smartphones iPhone extremamente similar à gama iPhone do ano anterior. Porém, parece que até os fãs do mundo iOS têm um limite, e este vai ser alcançado com a gama iPhone 16.
Não é por acaso que todos os especialistas de renome andam a dizer que a próxima gama da Apple vai ser um pouco menos sucedida do que as últimas 2 ou 3. É que apesar de todas as melhorias, tudo indica que o iPhone 16 vai ser conhecido como o iPhone que inovou em… Trazer um botão novo. O resto vai ser tudo igual.
Sim, vamos ter SoCs A18 e A18 Pro, mais memória RAM para dar vida aos algoritmos de IA, sensores e óticas superiores às atuais, mais bateria, mais eficiência, e até algumas funcionalidades baseadas em algoritmos de inteligência artificial. Ainda assim, o que vai ficar na cabeça dos consumidores, é mesmo os botões novos.
Porque, de longe, especialmente no caso dos mais caros modelos Pro, vai parecer tudo igual.
Mas aqui temos de salientar que a culpa não está na gama iPhone 16. Tudo isto é uma consequência de reciclar o mesmo design desde 2017, altura em que o iPhone X chegou originalmente às prateleiras. Sim, é verdade que o iPhone 15 Pro é bastante diferente do iPhone X de 2017 a uma primeira vista. Porém, é o mesmo exato design, que tem sido capaz de evoluir e de se reinventar ao longo dos anos.
O ponto de ruptura pode ser agora, em 2024.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!