Como já foi dito várias vezes ao longo das últimas semanas, os recentemente lançados iPhone 15 Pro e 15 Pro Max contam com o processador mobile mais poderoso e eficiente do mundo tecnológico.
Porém, é um SoC que está a trazer alguns problemas inesperados na parte do sobreaquecimento, e por isso mesmo, a atual estratégia da Apple de equipar os modelos base com o processador que deu vida aos modelos Pro da geração passada está agora em risco.
Infelizmente, os problemas à volta do SoC Apple A17 Pro são demasiado graves para ignorar.
iPhone 16 não vai receber o SoC do iPhone 15 Pro
Portanto, a Apple quer garantir que os novos iPhone 16 e 16 Plus não chegam ao mercado com os mesmos problemas de sobreaquecimento que podemos agora encontrar nos atuais iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.
Para isso, é muito provável que o sistema de refrigeração suba um pouco de nível. Além disso, é também muito provável que estes modelos recebam uma versão significativamente modificada do processador que a Apple lançou há algumas semanas atrás.
Assim, na próxima geração, vamos ver os iPhone 16 e 16 Plus a terem como base o processador Apple A18. Isto enquanto os modelos Pro e Pro Max (Talvez Ultra) recebem um novo A18 Pro.
O que muda na realidade?
De forma muito resumida, a Apple não tem outra escolha senão equipar os seus modelos base com processadores melhores, mais eficientes e mais frescos.
Por isso, é quase certo que o esquema base para os dois novos processadores (A18 e A18 Pro) seja exatamente o mesmo! Com uma Apple pronta a cortar alguns núcleos na versão mais fraca, ao mesmo tempo que baixa as frequências do CPU e GPU. Além de tudo isto, é muito provável que aproveite chips com defeito, ou incapazes de chegar à performance pretendida para dar vida a um A18 Pro.
Porém, apesar de tudo isto parecer um pouco mais trabalhoso, não é esperado que resulte num aumento de preço muito significativo. Afinal, as linhas de produção deverão ser exatamente as mesmas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!