iPhone 16 e iPhone 16 Plus: desenvolvidos para a IA!

A Apple anunciou hoje o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus, que, segundo a Apple, foi construído de raiz para a Apple Intelligence. Mas estes não são os únicos atrativos da nova aposta da Apple.

iPhone 16 e iPhone 16 Plus: desenvolvidos para a IA!

Logo à partida o iPhone 16 inclui um novo botão capacitivo na parte lateral do dispositivo para facilitar a captura de fotografias e vídeos. A Apple chama-lhe “Controlo da câmara”. O botão de ação, anteriormente exclusivo do iPhone 15 Pro, também está incluído no iPhone 16, substituindo o botão de silêncio.

A Apple afirmou que o iPhone 16 inclui o vidro mais resistente da Apple, protegendo o ecrã de riscos. O iPhone 16 tem um ecrã de 6,1 polegadas e o iPhone 16 Plus tem um ecrã de 6,7 polegadas.

O novo botão de controlo da câmara é sensível ao toque. Pode premir o Controlo da câmara para tirar uma fotografia ou deslizar o dedo ao longo do Controlo da câmara para ajustar o nível de zoom. A Apple também está a lançar novas funcionalidades de inteligência artificial visual que podem ser acedidas rapidamente através do Controlo da câmara.

iphone 16 e iphone 16 plus: desenvolvidos para a ia!
Screenshot

Entretanto o botão Ação no iPhone 16 traz pela primeira vez a anterior funcionalidade exclusiva para profissionais para os modelos básicos de iPhones. Posicionado onde antes se encontrava o botão de toque/silêncio, o botão de ação pode-se configurar totalmente para executar uma variedade de acções.

iphone 16 e iphone 16 plus: desenvolvidos para a ia!
Screenshot

Chip A18

No interior o iPhone 16 alimenta-se pelo chip A18, que é até 30% mais rápido do que o iPhone 15 com as suas entranhas A16 Bionic. Com o iPhone 16, a Apple está a promover agressivamente a Apple Intelligence. Um conjunto de funcionalidades de IA que funcionam no dispositivo, graças ao chip A18, e na cloud, utilizando a infraestrutura da Apple.

iphone 16 e iphone 16 plus: desenvolvidos para a ia!

O chip A18, tem um processador de seis núcleos, uma gráfica de cinco núcleos e um motor neural de dezasseis núcleos para um desempenho mais rápido da inteligência artificial. Para além disso a Apple também disse que o A18 tem um novo subsistema de memória para encaminhar os dados o mais rápido possível.

Além do desempenho mais rápido, a Apple também elogiou as melhorias de eficiência no chip A18, em parte possibilitadas por uma fabrico de 3 nanómetros de segunda geração.

Entretanto as funcionalidades da Apple Intelligence chegam gradualmente ao longo do tempo, incluindo a nova funcionalidade de geração de imagens Genmoji e Image Playgrounds, a prioridade automática de notificações e a inteligência de próxima geração para a Siri.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também