iPhone 16 com mais memória RAM? Esqueça isso!

A Apple nunca teve muito interesse em lançar um iPhone com incríveis quantidades de memória RAM. Afinal de contas, enquanto já é possível comprar smartphones Android de gama média ou gama alta com 8GB ou 12GB de memória, a Apple só chegou aos 8GB em 2023 com os iPhone 15 Pro e 15 Pro Max.

Aliás, os recentemente lançados iPhone 15 e iPhone 15 Plus continuam “agarrados” aos 6GB de memória RAM. Uma má notícia para o futuro, visto que as muitas funcionalidades de Inteligência Artificial a caminho dos smartphones exigem grandes quantidades de processamento, e claro, de memória.

Mas, ao que tudo indica, a Apple já tem uma solução para isto!

iPhone 16 com mais memória RAM? Esqueça isso!

iPhone 15 Pro Max, iPhone, Apple, iphone apanhou água

Portanto, a Apple sempre foi capaz de oferecer elevados níveis de performance com “pouca” memória RAM disponível nos seus smartphones, porque a gigante Norte-Americana controla tudo aquilo que entre no iPhone. Ou seja, fosse hardware ou software, a Apple sabe o que tem em mãos, e como tal é (quase) sempre capaz de fazer omelete sem ovos.

Mas, no campo da Inteligência Artificial, não há mesmo muito por onde fugir. Os novos algoritmos exigem memória RAM para correr as LLM, bem como uma boa quantidade de armazenamento para armazenar todos os dados. É exatamente por isso que vários especialistas apontam para 2024 como o ano em que a capacidade de memória RAM vai “explodir” no mundo da tecnologia, especialmente nos smartphones. Há quem diga que a quantidade mínima é de 12GB, e que o recomendável passa por uns mais interessantes 20GB.

Ainda assim, tudo indica que a Apple vai manter a sua estratégia inalterada. Sabe porquê? É simples… A Apple descobriu uma nova forma de implementar funcionalidades IA no iPhone.

De forma muito resumida, acredito que a Apple melhore um pouco a memória nos modelos base no próximo ano, ao mesmo tempo que acaba de vez com as versões de 128GB. De resto… Vai ficar tudo igual.

Porquê?

Bem, a Apple tem uma forma diferente de implementar funcionalidades IA “On-Device”, uma notícia que publicámos ontem e pode ler aqui.

De forma muito resumida, a Apple descobriu uma forma de utilizar o armazenamento dos seus aparelhos móveis para execução de serviços como o ChatGPT, em vez de contar apenas e só com a mais rápida memória RAM. Isto significa que em 2024 vamos ver uma Apple a reservar cerca de 15% do armazenamento flash do iPhone para Inteligência Artificial.

Isto é muito curioso, porque esta forma de fazer as coisas pode vir a ser replicada por outras fabricantes, como é o caso da Samsung, que também, optou por não melhorar a capacidade de memória RAM dos seus novos Galaxy S24 (8~12GB).

Porém… Esta solução é apenas de transição!

Existe uma razão para termos dois tipos de memória diferentes nos nossos smarpthones (RAM e Armazenamento). A memória RAM é muito mais rápida que o armazenamento do nosso smartphone.

Esta solução da Apple é interessante para manter os aparelhos atuais dentro da “onda” da Inteligência Artificial, mas é claramente insuficiente para um futuro muito próximo onda a IA vai dominar a nossa vida e consequentemente todos os nossos aparelhos.

Questiono-me… Será que um iPhone 14 Pro ou S23 Ultra aguentam as novidades da Inteligência Artificial em 2024 ou 2025?

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também