iPhone 15 com USB-C! Mas a Apple quer ser anti-consumidor

Como deve saber, a Apple está a ser obrigada a abandonar a sua entrada Lightning para apostar exclusivamente no USB-C, em todos os aparelhos do seu ecossistema. Porém, a Apple também está a planear fugir um pouco à ‘alma’ destas regras, ao limitar seriamente o uso das suas novas portas USB-C. Como? Vamos por partes!

iPhone 15 vai ter USB-C, mas a Apple vai limitar a coisa!

Portanto, segundo um rumor que tem feito das suas nas últimas horas, a nova porta USB-C, que entretanto deve começar a aparecer na gama de smartphones iOS iPhone 15, vai ter um chip de autenticação Lightning. Algo que nunca aconteceu no ecossistema de produtos Apple, onde claro está, alguns já têm portas USB-C.

A ideia para a Apple é simples! Passa apenas e só controlar a informação que é partilhada entre o iPhone e os periféricos conectados a partir da nova porta USB-C. Isto vai fazer com que, se por acaso utilizar um periférico fora dos produtos licenciados Apple, possa receber um aviso a dizer “Este acessório não é suportado.” Ou seja, este poderá vir a não funcionar de todo, ou então, apenas com funcionalidades limitadas.

Assim, apesar do uso de uma porta USB-C nos novos iPhone 15, a Apple quer garantir que todos os rendimentos que vinham da venda e licenciamento da entrada Lightning continuam bem vivos nos próximos anos.

Além disto, é também expectável que apenas os modelos Pro (e possível Ultra) aproveitem o potencial máximo da porta USB-C. Isto enquanto o iPhone 15 e iPhone 15 Plus ficam pelas velocidades USB 2.0.

O que pensa sobre tudo isto? Uma medida anti-consumidor, ou algo completamente expectável dentro do ecossistema de produtos Apple? Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também