A atual gama de smartphones iPhone já está a chegar ao meio do seu ciclo de vida, e como tal, muitos dos interessados já estão a olhar para aquilo que vem a seguir, ou seja, os novos iPhone 16, mais concretamente os novos modelos Pro e Pro Max, que devem trazer funcionalidades exclusivas bem como uma melhor qualidade de construção.
Entretanto, já temos vários indÃcios daquilo que vai mudar, e qual é o valor real de cada uma destas atualizações. Está a pensar comprar um iPhone, mas não sabe se deve esperar ou avançar já? Bem, vamos dar uma vista de olhos a tudo aquilo que já sabemos.
iPhone 15 Pro vs iPhone 16 Pro: O que vai mudar?
Portanto, logo para começar, ambos os modelos Pro vão receber o mesmo exato tipo de ecrã, porém, este vai ser um pouco maior. O iPhone 16 Pro sobe para as 6.3”, isto enquanto o iPhone 16 Pro Max sobe para as 6.9”. É uma diferença de 0.2”, que provavelmente não vai fazer uma gigantesca diferença, mas significa um pouco mais de espaço, e por isso, um maior nÃvel de imersão no conteúdo multimédia.
Esquecendo o ecrã em si, isto também significa que a Apple ganha espaço para montar uma bateria maior, bem como hardware de câmaras mais complexo.
Além disto, é esperado que a Apple volte a apostar no processo de 3nm da TSMC, agora uma versão um pouco mais eficiente, mais fresca, e por isso mais poderosa. O novo SoC vai ser o Apple A18 Pro, que além de ser mais eficiente, deverá também contar com mais poder de IA graças a um NPU renovado, Wi-FI 7 em vez de 6E, e ainda um modem Snapdragon X75 5G.
No sistema de câmaras, ambos os modelos Pro vão adotar um botão de captura sensÃvel ao toque, bem como novos sensores (maiores e mais poderosos). Vai ser uma mudança significativa de qualidade, porque além de novo hardware, vamos também ter uma maior força de processamento no SoC.
Ecrã Maior = Smartphone Maior = Mais espaço disponÃvel!
Como dissemos em cima, a implementação de um ecrã maior, significa mais espaço interior. A Apple vai aproveitar esta situação para equipar os smartphones Pro com maiores baterias, e em consequência, isolar estes modelos dos restantes como os iPhone com maior autonomia.
Entretanto, é também esperado que a memória RAM cresça um pouco para dar espaço a funcionalidade IA, e além disso, é também esperado que os 2TB sejam o limite máximo no lado do armazenamento interno. Porém, a versão base de qualquer um destes iPhones Pro deve continuar nos 256GB.
Vale a pena a atualização?
Ainda é cedo para tirar essa conclusão. Porém, talvez seja boa ideia olhar para o iPhone 14 Pro e iPhone 15 Pro Max. Há diferenças? Sim. Vale a pena dar o salto? Penso que não. Tudo indica ser um caso muito similar a este. Especialmente porque a grande novidade do IA nunca pode ser um exclusivo dos modelos mais recentes… A Apple vai ter de levar IA a pelo menos 2 ou 3 gerações de modelos Pro.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!