Quando uma fabricante promete um smartphone de gama média capaz de oferecer uma experiência similar a um modelo mais premium, e por isso muito mais caro, o que se deve fazer? Compará-los! Claro! Neste caso, compará-los no campo da fotografia e captura de vídeo, que é quase sempre onde as fabricantes mais apostam para separar o trigo do jóio.
Pois bem, mais concretamente decidimos meter à prova a capacidade fotográfica e cinematográfica do Google Pixel 7a, aquele que é um dos smartphones de gama média mais interessantes do mercado, ao mesmo tempo que o metemos frente-a-frente com um dos aparelhos topo de gama mais populares e desejados do mundo mobile, o iPhone 15 Pro Max.
Uma comparação injusta? Talvez não!
iPhone 15 Pro Max vs Pixel 7a: Comparação Injusta? Talvez não!
Portanto, em termos de especificações técnicas, é óbvio que o iPhone 15 Pro Max da Apple surpreende muito mais, porém, a magia da fotografia não acontece apenas no lado do hardware, e como tal, apesar da excelente combinação que a Apple tem para oferecer na sua gama mais alta, não podemos deixar de deixar uma boa noite ao Pixel 7a, que pega em hardware supostamente menos poderoso, e o eleva a um nível em que pura e simplesmente não devia meter os pézinhos.
Especificações Técnicas
Pixel 7a
- SoC: Google Tensor G2 (5nm)
- Ecrã: OLED 6.1”, HDR, 90Hz , 1080 x 2400, 20:9 ratio (~429 ppi)
- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento: 128GB
- Bateria: 4385mAh (Carregamento Rápido 18W // Carregamento Sem-Fios: 7.5W)
- Dimensões e Peso: 152 x 72.9 x 9 mm // 193.5g
- Câmaras:
- 64 MP, f/1.9, 26mm (wide), 1/1.73″, 0.8µm, dual pixel PDAF, OIS
- 13 MP, f/2.2, 120˚ (ultrawide), 1.12µm
- Frontal: 13 MP, f/2.2, 20mm (ultrawide), 1.12µm
iPhone 15 Pro Max
- SoC: Apple A17 Pro (3nm)
- Ecrã: OLED LTPO Super Retina XDR, 120Hz, HDR10, Dolby Vision, 2000 nits
- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento: 256GB
- Bateria: 4441mAh
- Dimensões e Peso: 159.9 x 76.7 x 8.3 mm // 221g
- Câmaras:
- 48 MP, f/1.8, 24mm (wide), 1/1.28″, 1.22µm, dual pixel PDAF, sensor-shift OIS
- 12 MP, f/2.8, 120mm (periscópica), 1/3.06″, 1.12µm, dual pixel PDAF, 3D sensor‑shift OIS, 5x zoom ótico
- 12 MP, f/2.2, 13mm, 120˚ (ultrawide), 1/2.55″, 1.4µm, dual pixel PDA
- Frontal: 12 MP, f/1.9, 23mm (wide), 1/3.6″, PDAF, OIS
Mas… Melhor que falar, é mesmo mostrar algumas das imagens que tivemos a oportunidade de capturar.
Video
Se disse que prefiro a captura de áudio do Pixel 7a vão chamar-me de louco? Talvez, mas é a minha preferência. Quanto ao vídeo em si, ambos parecem-me empatados numa captura sem grandes movimentos. O iPhone vai ganhar pontos assim que se começar a mexer graças à incrível estabilização de imagem que oferece no seu módulo de câmaras.
Objetos e Cores
Quem é que não gosta de tirar uma foto a uma bela de uma sobremesa para meter no Instagram? Pois bem, vai fazer um brilharete com qualquer um destes aparelhos! Mas, apesar de achar as cores do iPhone mais reais, é no lado do Pixel 7a que encontramos mais detalhe, especialmente na massa da Waffle.
Esta captura é complicada de analisar, porque existem vários sujeitos em movimento, e as luzes também mudam. Ambos os aparelhos foram incríveis na captura. Mas… Diria que o Pixel 7a conseguiu um melhor resultado.
Não podemos meter as imagens na sua qualidade máxima na Leak.pt, mas, a verdade é que também não vai conseguir meter fotos com qualidade máxima nas redes sociais. Como tal, o resultado que está a ver, é muito próximo do resultado que vai ver num Instagram, TikTok ou Facebook.
Dito isto, o iPhone 15 Pro Max foi mais eficiente na redução do ruído, e também na captura de detalhe no geral.
Cores e Detalhe
O iPhone faz um trabalho superior no detalhe, cores e contraste. Mas, a foto mais real do Snow (Cão) é a do Pixel.
Cenário Dia
A diferença não é grande, mas prefiro o tom do Pixel. Esta é também a foto mais próxima da realidade.
Luzes, Detalhes e Contornos
O iPhone é superior a capturar uma foto mais próxima da realidade, ao mesmo tempo que retém muita da qualidade dos objetos à sua frente. Mas… Gosto muito da foto do Pixel 7a ao sinal luminoso na primeira comparação.
Ainda assim, no geral, o iPhone 15 Pro é superior.
Modo Noite
Em modo noite automático, também acho que o iPhone 15 Pro Max leva a taça. Mas, também acho o efeito de luz demasiado exagerado na segunda comparação.
Conclusão
No geral, olho para o Pixel 7a como um aparelho surpreende na captura de imagem e vídeo. Custa 1/3 daquilo que tem de pagar por um iPhone 15 Pro Max, mas não fica assim tão longe quanto isso da qualidade de um topo de gama a sério.
Claro que existem aqui alguns pontos em que não tocámos muito, como é o caso da estabilização (superior no iPhone), e claro, a capacidade de Zoom (muito superior no iPhone). Mas, ainda assim, para uma utilização casual, o Pixel 7a está incrível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!