A saga à volta dos iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max continua! A durabilidade continua a ser um tema forte, e cada vez que existe um novo teste ou comparativo, o iPhone quase nunca sai muito bem na fotografia.
Pois bem, desta vez temos o iPhone 15 Pro Max a ser comparado diretamente com um Galaxy Z Fold 5 e um Pixel Fold. Dois dos aparelhos dobráveis mais recentes e desejados do mercado, que claro está, ainda são considerados smartphones menos resistentes face aos designs mais tradicionais. Quem saiu vitorioso? Bem… Não foi o iPhone!
iPhone 15 Pro Max dura menos que um dobrável!
Portanto, no papel, os novos iPhone 15 Pro e Pro Max deveria ser um exemplo na resistência e durabilidade, graças ao uso de uma liga de titânio. Mas… Não temos visto isso. Algo novamente comprovado com o novo teste que mete o mais recente topo de gama da Apple contra dois dos mais desejados dobráveis do mercado.
O novo teste de resistência à quebra é realizado pela Allstate Protection Plans, uma empresa que fornece seguro para dispositivos. Como mencionado anteriormente, os dispositivos que fazem parte dos testes de resistência à quebra são o iPhone 15 Pro Max, bem como alguns dos seus rivais do mercado, o Galaxy Z Fold 5, o Galaxy S23 Ultra e ainda o Google Pixel Fold. É um teste de durabilidade interessante, visto que o iPhone é colocado posto contra dois dos dobráveis mais populares do mercado.
Como é feito o teste?
Primeiramente, começou o teste de resistência a água, com um mergulho de meia hora para cada aparelho. Algo que hoje em dia já não assusta nenhum smartphone moderno. Posteriormente começou o afamado teste de queda. Vale a pena salientar que os testes de queda têm como base um aparelho que conseguiu garantir que os dispositivos caíam na posição desejada. Ou seja, o teste tanta anular muita da imprevisibilidade que qualquer “drop test” que possa ver no YouTube.
Conclusões? O iPhone 15 falhou imediatamente no teste de queda! Pois ficou completamente inutilizável após ter caído virada para baixo. O ecrã partiu-se com estilhaços de vidro a voar à volta da zona de impacto.
Surpreendentemente, apesar do facto de serem dobráveis, tanto o Galaxy Z Fold 5 como o Google Pixel Fold permaneceram em condições funcionais depois de caírem de cara para baixo na superfície de betão duro. Na verdade foram necessárias mais de duas tentativas para inutilizar os ecrãs. (Ambos os dobráveis abertos – desdobrados).
Em suma, mais uma vez, se comprar um iPhone 15 Pro ou Pro Max, é inegavelmente boa ideia optar por um seguro, AppleCare, ou então uma boa capa. A resistência não é exemplar.
O que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!