Como deve imaginar, existe uma razão muito forte para a Apple ter feito o tudo por tudo para ter um acesso exclusivo às linhas de 3nm da TSMC. Qual é a razão? Performance e Eficiência energética! Quanta performance? Bem… Muita!
Quer ter uma ideia da diferença de performance que a Apple foi capaz de agarrar para os seus novos smartphones topo de gama e novos portáteis MacBook? Bem, o primeiro benchmark ao SoC Apple A17 Bionic já chegou à Internet. Vamos ver?
iPhone 15 Pro: A diferença dos 3nm é INCRÍVEL!
Portanto, a Apple já anda no topo da performance e eficiência energética há uma série de anos. Os seus SoC são sempre os mais poderosos do mundo mobile.
Porém, nos últimos tempos, é inegável que existiu uma aproximação da Qualcomm e MediaTek, sendo exatamente por isso que a Apple fez o tudo por tudo para chegar aos 3nm antes de todas as outras fabricantes. Qual foi o resultado? Bem, segundo um novo benchmark, o novo Apple A17 Bionic de 3nm é 31% mais rápido no teste single-core relativamente ao “velhinho” A16 Bionic que dá vida ao iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
A diferença não é tão grande no teste multi-core (24%). Mas, ainda assim, são valores absolutamente incríveis.
A17 benchmark#iphone15 #iphone15pro pic.twitter.com/b817WOjJtK
— Naveen Tech Wala (@NaveenTechWala) August 12, 2023
Aliás, o A17 Bionic é quase 20% mais rápido comparativamente ao velho SoC M1 que a Apple andou a usar em portáteis e computadores de secretária. Acha isso pouco importante? É preciso ter em conta que o M1 tinha acesso a muito mais energia comparativamente a este SoC de smartphone. Além disso, na altura, foi um dos processadores mais elogiados do mercado em termos de performance, contra várias ofertas da AMD e Intel.
Em suma, a Apple vai dar um salto incrível na performance! Está pronto? É que este salto incrível na performance também significa um salto igualmente incrível no preço dos smartphones.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!