iPhone 15: Pré-Encomendas em Portugal são uma vergonha!

Atualização: algumas das lojas mais conhecidas e importantes a atuar em solo Português já removeram as datas esperadas de receção dos smartphones. Mas o que é realmente importante é que estão a tentar compensar os consumidores. Um caso notável é o da Worten que ligou a cada um dos consumidores afetados com uma oferta de 50€.

Não é novidade para ninguém que a nova geração de smartphones iPhone 15 iria ser um sucesso incrível um pouco por todo o mundo, onde temos obviamente de incluir Portugal.

Afinal, apesar dos ordenados baixos, se há coisa que o Português gosta é de ter um bom smartphone, especialmente se este tiver uma bela e brilhante maça semi-trincada na sua traseira!

Aliás, o entusiasmo era e ainda é tanto, mesmo apesar de tudo aquilo que tem chegado a público relativamente à qualidade de construção ou falta dela nesta gama de dispositivos Apple. A realidade é que o iPhone 15 tem o potencial para ser a gama mais vendida de sempre da Apple no mundo dos smartphones. Curiosamente não apenas nas versões Pro que costumam ser as mais desejadas, mas sim em todas as 4 versões do mais recente smartphone da Apple.

Porquê? Tudo por chegar numa altura em que vários fãs do ecossistema querem atualizar o seu smartphone, e vários donos de um smartphone Android começam a ficar cada vez mais tentados em saltar para o lado da velha rival da maçã, por estarem fartos da estagnação e falta de rumo no ecossistema liderado pela Google.

É um pouco por aqui que o periodo de pré-encomendas foi um sucesso quase inacreditável em todo o mundo. Porém, em Portugal, fazer a pré-encomenda de um iPhone 15 não parece garantir a entrega do mesmo.

iPhone 15: Pré-Encomendas em Portugal? Para quê!?

USB-C mais lento no iPhone 15

O que é uma Pré-Encomenda?

  • Uma pré-encomenda é uma encomenda feita antes do produto estar disponível, com o entendimento de que este será enviado mais tarde. Normalmente, serve para “reservar” um produto, de forma a assegurar que o mesmo é recebido antes da altura do seu lançamento oficial, ou no limite na altura da chegada normal ao mercado, sem quaisquer constrangimentos.

Portanto, tirando a definição daquilo que é uma pré-encomenda, temos vários relatos de consumidores que fizeram a pré-reserva na altura do lançamento do aparelho (15 de Setembro), e passado quase um mês continuam sem o aparelho nas mãos.

Aliás, a data de entrega para muitos destes consumidores está agora agendada para o dia 24 de Novembro! Mais de 2 meses após o pagamento integral do smartphone.

Consegue imaginar pagar 1500€ por um iPhone 15 Pro Max, e só o receber passados 2 meses, e nem existir garantia disso?

iPhone, Apple

Pois bem, temos um leitor que está nesta exata situação, e depois de falar connosco aproveitou o Portal da Queixa para fazer uma reclamação que também serve de desabafo. Sabe o que descobriu? Que não está sozinho neste barco!

Existem vários consumidores, que já pagaram o seu novo smartphone, mas continuam sem o encontrar no seu bolso. (Link 1, Link 2). Uma situação que não está a acontecer apenas numa única grande retalhista Portuguesa, mas sim em várias.

O que faz levantar a questão. O que aconteceu? Para que serve uma pré-encomenda se não existe a garantia de entrega do produto?

Entretanto, leia o relato do nosso leitor (Link):

“No dia 16/9 efetuei a pré-compra do produto iPhone 15 Pro Max APPLE (6.7” – 256 GB – Titânio Natural), tendo pago o valor total de 1499,00€ de imediato.

Nessa altura, a página do produto indicava que as entregas estavam previstas a partir do dia 22/9, sendo esta a data de lançamento oficial do produto. Chegando o dia 22/9, recebi um e-mail da Worten a informar que a previsão de entrega passou a ser até ao dia 10/10, devido a constrangimentos logísticos. Recebi também um cupão de 15% de desconto em acessórios Apple ou compatível, o que entendi ser uma medida para minimizar o descontentamento.

Assim, apesar do adiamento, decidi aguardar até a data máxima prevista de entrega. No entanto, nesse mesmo dia, 10/10, recebi outro e-mail da Worten a indicar que a nova previsão de entrega é de 24/11, mais de 2 meses após a data de lançamento oficial do produto.

Nesta situação, nem fez sentido fazer a pré-compra se tenho de esperar 2 meses para receber o produto, informação esta que não me foi apresentada quando o comprei e paguei por inteiro há sensivelmente um mês atrás.

Neste momento nem dinheiro, nem telemóvel.”

Conclusão

O que pode ou deve ser feito num caso como este? Afinal de contas, está a existir a “quebra” de uma promessa num dos lados. O cliente deu o dinheiro mas não recebeu o produto.

Por exemplo, se for hoje à Worten (ou outra loja) com o intuito de comprar o novo iPhone 15 Pro Max, o prazo de entrega é praticamente o mesmo que o do leitor que fez a queixa. Com a diferença deste o ter encomendado (e pago) há 1 mês

Vale a pena fazer uma pré-encomenda se as lojas não conseguem garantir o stock do produto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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