Durante o evento da Apple de setembro de 2023, a engenheira de ciência de materiais Isabel Yang afirmou que o novo iPhone 15 Pro utiliza titânio de grau 5 na sua estrutura. Greg Joswiak referiu-se a ele como “o material mais premium que a Apple já usou no iPhone”. Esta nova estrutura parece certamente o sonho de um entusiasta da tecnologia. No entanto muitos fãs da marca não sabem porque é que a Apple escolheu especificamente titânio de grau 5. Será que tem algumas propriedades especiais que o tornam uma escolha superior para o design do smartphone em comparação com outros tipos de titânio?
iPhone 15: é por isto que a Apple escolheu titânio de grau 5
A liga de titânio é conhecida por ser incrivelmente forte e leve em comparação com outros materiais. No entanto parece que nem todo o titânio é criado da mesma forma. Existem quatro variações diferentes deste super metal e cada uma delas tem propriedades diferentes. Algumas são utilizadas em cirurgias devido à sua resistência à corrosão. Já outras são conhecidas pela sua capacidade de serem soldadas de forma eficiente, ou são utilizadas pela sua resistência a temperaturas extremas. Parece que a Apple escolheu o titânio de grau 5 porque é conhecido como o mais forte.
A verdade é que o titânio de grau 5 é conhecido como o grau de titânio “cavalo de batalha” devido à sua resistência superior à tração. É, por isso, a variedade mais popular e estima-se que represente cerca de metade de toda a produção de titânio no mundo. Utiliza-se normalmente em aplicações médicas, marítimas, aeroespaciais e de processamento químico, mas também tem muitas outras utilizações. Os fabricantes têm utilizado o titânio de grau 5 em tudo, desde equipamento desportivo a turbinas de aviões.
Muita resistência
Durante o evento, Yang afirmou que o titânio de grau 5 é “uma liga que tem uma resistência à tração ainda maior do que o titânio puro. Reserva-se normalmente para aplicações em que o equilíbrio entre resistência, forma e peso é especialmente crítico. De facto, esta é a mesma liga utilizada no Mars Rover”. Como se o material utilizado para recolher amostras na quarta rocha a contar do sol não falasse por si só, ela falou depois sobre o facto de esta liga ter uma das maiores relações resistência-peso que se pode encontrar em qualquer metal.
Parece que esta é a principal razão pela qual a Apple a escolheu. O titânio de grau 5 é forte e leve, o que permitiu à empresa de tecnologia conceber o iPhone 15 Pro com uma estrutura mais fina, mais leve e mais durável. É graças a esta liga que o novo smartphone tem um perfil mais pequeno que não sacrifica a integridade estrutural. Tudo isto enquanto reduz o peso do produto final e mantém o mesmo tamanho de ecrã.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!