Uma das grandes novidades no iPhone 14 foi a introdução de uma nova funcionalidade de SOS por satélite. Na prática permite-nos obter ajuda e acesso a serviços de emergência quando não há torres de telemóveis por perto. Em breve, vamos poder finalmente deitar a mão a este serviço.
iPhone 14: SOS por satélite chega já em Novembro!
De facto, a Apple anunciou que a funcionalidade SOS Satélite será lançada para o iPhone 14 e iPhone 14 Pro “ainda este mês”. A publicidade da Apple mostra como a tecnologia é disponibilizada e como vai funcionar. Para conseguir isto estabeleceu uma parceria com a Globalstar, que opera 24 satélites em órbita baixa.
Sempre que um iPhone 14 faz um pedido de SOS por satélite, vai aceder a um dos satélites da Globalstar. A mensagem será então encaminhada para uma estação terrestre, sendo que existem muitas localizadas em sítios chave em todo o mundo. Depois essa mesma mensagem será devidamente entregue aos serviços de emergência destes locais, permitindo-lhe obter ajuda mesmo que esteja encalhado no meio do nada.
Pelo facto de só chegar aos utilizadores em Novembro percebe-se que ela ainda precisava de mais algum tempo de desenvolvimento. Isto porque da parte dos satélites já estão em órbita há algum tempo. Para além disso era preciso também terminar as estações terrestres operadas pela Apple. A propósito disto as antenas utilizadas nestas estações são fabricadas pela Cobham Satcom especificamente para a gigante da maçã.
Dito isto, a grande novidade fica disponível ainda este mês e vai chegar juntamente com um update para o iOS.
Ora tudo isto leva-nos uma questão. Vale mesmo a pena fazer o upgrade?
A Apple apresentou ontem ao mundo o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro. Embora o design não tenha mudado, por dentro houve várias capacidades que ficaram melhores e chegaram muitas novidades ao nível de segurança. No entanto será isto suficiente para se fazer o upgrade para o iPhone 14?
iPhone 14/14 Pro: vale a pena fazer o upgrade?
Um furo em vez da monocelha
A Apple introduziu a monocelha em 2017 e, apesar de muitos fabricantes ainda a utilizarem, a maioria das pessoas já esperava que a Apple abandonasse este design. Assim teria toda a lógica um furo no ecrã como acabou por acontecer ou uma câmara escondida. Dito isto e como esta última tecnologia ainda não está suficientemente madura resolveram apostar numa espécie de furo em forma de comprimido. É aí que está a câmara para selfies, o sensor Face ID e o de proximidade. Entretanto o iOS 16 utiliza este design de uma forma interessante para as notificações e atividades. Como tal foi uma boa implementação.
Uma câmara melhorada
Tal como em todas as gerações do iPhone, também temos melhorias neste campo com o iPhone 14. Logo à partida o sensor principal é maior, o que permite capturar mais luz. Assim as fotografias em modo noturno apresentam melhores resultados. No caso do modelo Pro, para além disto, temos também mais megapixéis. 48 no caso da câmara principal.
Entretanto e ao nível da câmara frontal, apesar do mesmo tamanho de sensor e contagem de megapíxeis, existe agora uma abertura maior. Isto também faz maravilhas pelo desempenho com baixa luminosidade. Destaca-se também a focagem automática.
Além disso, tanto o iPhone 14 como o iPhone 14 Pro apresentam um modo cinematográfico melhorado, permitindo capturar vídeo em 4K a 30 fps ou 4K a 24 fps.
Novas funções de segurança
Se tiver o Apple Watch Series 7, provavelmente está familiarizado com funcionalidades de segurança como a deteção de quedas e o sensor de batimentos cardíacos. No entanto, até agora não tínhamos nada disto no iPhone.
Ainda assim tudo mudou. Isto porque com o iPhone 14 temos agora um sistema de detecção de acidentes. Quer esteja a usar o iPhone 14 standard ou o iPhone 14 Pro, o smartphone pode detetar uma forte colisão. Em seguida, liga-se automaticamente aos serviços de emergência e envia a sua localização. Isto tudo é feito com hardware dedicado que garante muita precisão.
Entretanto outra característica inovadora do iPhone 14 é o SOS de Emergência via Satélite. Como referi acima chega ainda este mês.
Um processador mais poderoso
Se optar pelo iPhone 14 Pro, terá direito a um processador A16 Bionic desenvolvido com um processo de 4nm. Isto traduz-se em mais desempenho e em mais poupança de energia. De facto, a Apple afirma que tem o chip mais rápido de sempre num smartphone, afirmando que o A16 é 40% mais rápido do que a concorrência.
Por qualquer motivo, a Apple decidiu não equipar o iPhone 14 standard com o chip A16. Em vez disso, tem o A15 Bionic do ano passado. Ou seja, o que podemos encontrar no iPhone 13 e iPhone 13 Pro.
Vale a pena?
Com o iPhone 14 temos direito a atualizações evolutivas muito interessantes e que até pode justificar o upgrade. Agora se vale a pena depende do que estiver à procura. Se for apenas por razões de câmara ou desempenho talvez não valha a pena o upgrade. Isto se estiver no iPhone 11, 12 ou 13. Agora se estiver a pensar nas questões de segurança, então aí vale toda a pena mudar. São exemplo disso a comunicação por satélite e a deteção de acidentes. Aliás não duvido que isto vai levar os fabricantes Android a fazerem o mesmo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!