Normalmente, quando se fala da performance fotográfica do iPhone, dizemos que o smartphone da Apple é muito bom em tudo, mas não é o melhor em nada. (No campo do vÃdeo, o iPhone mais recente é inegavelmente o melhor do mercado.)
Afinal, o iPhone mais recente, especialmente na versão Pro (ou Pro Max), oferece sempre uma performance fotográfica extremamente interessante! No entanto, em 2021 e 2022, comparativamente aos pesos pesados do mundo Android, é notório que a Apple perdeu um pouco da sua magia.
Será o iPhone 14 capaz de a recuperar? É possÃvel! Mas a evolução tem de ser realmente muito boa, tal é a performance fotográfica de aparelhos como é o caso do X80 Pro da Vivo. Um smartphone que vai muito provavelmente saltar para a primeira posição da tabela DxOMark.
iPhone 14 pode recuperar o trono da fotografia para a Apple! Mas tem algumas dificuldades, sérias, pela frente
Portanto, é verdade que a gama iPhone 13 já tem quase um ano em cima, e por isso mesmo, já está tudo com os olhos em cima do iPhone 14, que deverá ser anunciado em Setembro. Mas, depois de já termos dado as boas vindas a toda a primeira vaga de aparelhos ‘Premium’ no mundo Android, é fácil dizer que a Apple foi ultrapassada, e não foi por pouco.
O iPhone 13 está muito atrás dos pesos pesados Android, naquilo que muitas vezes é o que mais interessa para o utilizador final, ou seja, a performance fotográfica.
Afinal de contas, durante muito tempo, se quisesse tirar fotos naturais, mas cheias de detalhe, o iPhone era quase sempre a melhor opção do mercado. Contudo, isso já não é assim. Especialmente quando comparamos o iPhone mais recente, às ofertas mais interessantes do mundo Android, como é o caso do S22 Ultra, do Pixel 6 Pro, e claro, do muito recente, Vivo X80 Pro.
Se fizer zoom às fotos de um iPhone, vai perceber que o smartphone está a tentar compensar a falta de resolução (12MP), com pós processamento de imagem, o que infelizmente, nem sempre corre bem. Entretanto, no outro lado da barricada, temos o S22 Ultra com um sensor principal de 108MP, e claro, o Pixel 6 Pro e X80 Pro com sensores de de 50MP. Sim, é verdade que a imagem final, nestes aparelhos Android, vai continuar a ser uma foto de 12MP. Mas o pós processamento destes smartphones é mais poderoso, porque tem mais informação pronta a ser utilizada, o que claro está, resulta quase sempre em imagens mais detalhadas, e com cores mais fidedignas.
Na grande maioria das vezes, o iPhone 13 apresenta problemas nas cores, e no brilho que consegue, ou não, capturar. O que, na minha opinião, não é por acaso. É uma escolha da Apple! A gigante Norte-Americana quer compensar a falta de resolução, com fotos mais ‘falsas’, mas mais ‘bonitas’ para as redes sociais. Algo que a Huawei fez durante muitos anos, nos seus tempos áureos no mundo Android.
Além de tudo isto, temos também de salientar que existe uma desvantagem enorme no campo do zoom ótico, em todos os iPhone. Afinal, enquanto a grande maioria dos aparelhos Android de gama alta já consegue oferecer uma captura de imagem muito interessante até 10x, o iPhone continua muito aquém, especialmente nos modelos não-Pro.
Mas… Os novos iPhone 14 podem resolver grande parte deste problema!
A Apple tem uma chance de melhorar, e muito, a sua experiência de captura de imagem, com a implementação de sensores de 48MP, nos novos iPhone 14, pelo menos nos modelos Pro. Um sensor maior vai ser capaz de capturar mais detalhe, e pelos vistos, mais luz. Também vai abrir as portas à tecnologia pixel-binning que já vemos a fazer das suas no mundo Android.
Entretanto, mais luz também significa grandes melhorias no campo da fiabilidade de cores, e HDR. Especialmente em ambientes com fraca luz ambiente.
Mas, como é óbvio, a implementação de um novo sensor não resolve todos os problemas. O algoritmo de processamento de imagem da Apple tem de ser capaz de lidar com o aumento da resolução. Ou seja, tem de saber lidar com a informação extra, de forma a dar origem a uma captura de imagem superior.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Com expetativas altas para o iPhone 14? Não se esqueça que os preços vão aumentar, e bem!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!