Verdade seja dita, no campo da performance, apesar de tudo aquilo que tem vindo a ser feito pela Samsung, Qualcomm e MediaTek, os processadores Apple, que dão vida ao iPhone, continuam a não ter grande rival no lado Android.
Aliás, podemos até dizer que o grande rival do novo Apple A16 Bionic, seja mesmo o A15 Bionic do ano passado. Sendo exatamente por isso, que em 2022, apenas os modelos Pro do iPhone 14 vão contar com o SoC mais recente.
Mas, se por ventura não está a olhar para os novos modelos Pro, não se preocupe muito com a diferença de performance entre o iPhone 14 e o iPhone 14 Pro. É que o SoC não vai mudar mesmo grande coisa em 2022.
iPhone 14: Apple decidiu voltar a apostar nos 5nm, em vez de nos 4nm
Portanto, ao contrário daquilo que tem acontecido em todas as gerações do Apple iPhone, em 2022, a marca decidiu mudar um pouco a sua forma de fazer as coisas. Assim, além do que já dissemos em cima, é esperado que o Apple A16 Bionic seja baseado no ‘velho’ processo de 5nm da TSMC, em vez do mais recente processo de 4nm que deverá dar origem ao Snapdragon 8 Gen1+.
Qual é a razão para isto?
Bem, a TSMC ainda não tem capacidade suficiente nas mais recentes e poderosas linhas de 3nm para ir de encontro à procura da Apple, e claro, na verdade, até a mais recente versão do processo de 4nm N4P, não está ainda à altura da incessante necessidade de chips que a Apple apresenta todos os anos.
Desta forma, para dar vida ao iPhone 14, a Apple apenas pode escolher entre os processos N4 e N5. Porquê o N5 em vez do N4? Bem, segundo a Apple, não existem vantagens na escolha do processo de 4nm, por isso, faz mais sentido optar pelo já conhecido, e comprovado, processo de 5nm.
Qual vai ser a grande vantagem do Apple A16 Bionic vs o A15 Bionic do ano passado?
Verdade seja dita, não é esperada uma grande diferença na performance, especialmente no uso normal do dia-a-dia. Ainda assim, o novo A16 vai trazer suporte à memória LPDDR5, enquanto o A15 fica pela mais velhinha LPDDR4X. Além disto, é esperado um GPU ligeiramente mais poderoso, e frequências mais altas no CPU.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Entusiasmado com o iPhone 14? Ou parece ser apenas mais do mesmo? Bem… Pelo menos vamos ter uma mudança no design frontal!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!