A notch, monocelha, entalhe, ou o que quer lhe queira chamar, mudou o mundo dos smartphones! Na opinião de muitos, para pior. Mas foi uma estratégia de design necessária, para as fabricantes meterem mais sensores no smartphone, o que claro está, abriu caminho a tecnologias inovadoras como o reconhecimento facial 3D, entre outras coisas.
Mas a notch do iPhone X foi introduzida em 2017… Ou seja, está na hora de começar a reduzir a coisa! É por isso que o iPhone 13 pode ser o primeiro smartphone baseado no iOS da Apple a contar com uma notch mais pequena e por isso, claro está, menos intrusiva. O inÃcio de uma longa caminhada para a Apple.
iPhone 13: Mais um ‘sinal’ de que a Notch vai finalmente mudar!
IMAGEM
Portanto, o iPhone 13 vai ser o primeiro iPhone (depois do ‘X’) a contar com uma notch mais pequena. Isto claro, se os ‘leakers’ tiverem razão. Visto que ainda existe muito conflito de informação da indústria.
Dito tudo isto, a notch vai obviamente continuar a existir na nova gama de aparelhos da Apple. Tudo porque a gigante Norte-Americana não quer abrir mão da tecnologia que mete neste espaço. No entanto, parece existir espaço para pelo menos reduzi-la um pouco em 2021. Um pouco à semelhança daquilo que a Huawei fez na passagem do Mate 20 Pro para o Mate 30 Pro. Aliás, à semelhança destes mesmos aparelhos, a gama de smartphones iPhone 13 até poderá vir equipada com Face ID, mas também com Touch ID. (Afinal de contas, a máscara facial veio para ficar, e o Face ID ficou quase inutilizado com a pandemia.)
Pois bem, a Apple está mesmo a trabalhar numa forma de reduzir, e claro, de num futuro muito breve, erradicar completamente a ‘notch’. A prova é a patente USPTO 11.067.884, que descreve a introdução de vários sensores capazes de capturar imagens 2D e 3D de objetos. Ou seja, estes sensores podem ler impressões digitais 2D, e faces 3D, tudo através do ecrã OLED.
Além desta patente de 2019, a Apple também tem uma novidade, na forma da patente USPTO 11.073.712, que lhe foi garantida na passada quinta feira.
Muito resumidamente, ao contrário da primeira patente mencionada, a nova patente clarifica que os sensores debaixo do ecrã conseguem mesmo ler o dedo do utilizador, ou até mesmo a sua face. Aliás, segundo a patente, o ecrã até seria capaz de detetar ‘force touch’ ou outras caracterÃsticas biométricas, como a pulsação ou a respiração do utilizador.
Obviamente que tudo isto são patentes que poderão nunca chegar ao mercado nos aparelhos da Apple. Mas uma coisa é certa… São patentes que provam que a Apple quer mesmo evoluir no campo da ‘notch’. Uma missão que pode começar já em 2021, com o iPhone 13.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!