A Apple lançou recentemente o iPhone 12. Na prática os primeiros smartphones 5G da empresa. É verdade que chegam com algumas melhorias interessantes. Assim, temos o 5G e o OLED. No entanto, faltam coisas na caixa, como tantas vezes já foi dito. Ou seja, o carregador e os auriculares. Mas há mais “reduções”. Normalmente nas conferências de imprensa da Apple é revelado o desempenho das baterias, mas não a capacidade. Foi também isto que aconteceu com as baterias do iPhone 12. No entanto, chegaram à Internet as verdadeiras capacidades destes equipamentos.
iPhone 12: baterias são realmente inferiores ao iPhone 11
Vamos então olhar para os valores reais. O iPhone 12 Mini como não é de estranhar tem a capacidade mais pequena. Assim, de acordo com o MacRumors, ficamos a saber que este iPhone só tem uma bateria de 2227 mAh. Entretanto ficamos também a saber que o iPhone 12 aposta numa bateria de 2815 mAh. Ora facilmente se percebe que estas baterias são inferiores, comparativamente às do iPhone 11 que têm 3110 mAh. Esta informação é verdadeira, já que chega da ANATEL. Ou seja, a agência brasileira que certifica o novo equipamento eletrónico.
Entretanto o MacRumors especula que o iPhone 12 Pro deve chegar com uma bateria de 2775 mAh e o iPhone Pro Max deverá usar uma com 3687 mAh.
Baterias mais pequenas mas a mesma autonomia
A capacidade de bateria do iPhone 11 Pro é de 3046 mAh. Já a do iPhone 11 Pro Max é de 3969 mAh. No entanto, devido à eficiência trazida pelo chipset A14 Bionic, a autonomia dos novos modelos não muda face aos anteriores.
Segundo a Apple, o iPhone 12 Mini pode reproduzir vídeo até 15 horas. Já o iPhone 12 pode chegar às 50 horas de vídeo ou 65 de música.
De facto, o chipset tem de estar muito bem otimizado e o sistema operativo também. É que no mundo Android esta autonomia daria para muito pouco. Especialmente com o 5G à mistura. Uma bateria de 3000 mAh para quem usa Android não é propriamente muito. Aliás a média para estes equipamentos é de 4000 mAh.
Número à parte resta agora esperarmos pelos testes a estes equipamentos para vermos como realmente se comportam as baterias.