Nós na Leak já tivemos a oportunidade de testar o Galaxy S20 Ultra, tendo agora nas nossas mãos um iPhone 11 Pro para basicamente perceber o que cada lado da barricada tem para oferecer! Será que o mais recente iPhone ainda tem armas para conquistar fãs do mundo Android, passados 6 meses? Especialmente agora que temos vários novos modelos no mercado? E o Galaxy S20 Ultra, é tudo aquilo que um fã Apple quer num smartphone?
É fácil dizer que se por ventura tem um Apple Watch no pulso e uns AirPods no bolso. É bem provável que não se sinta com grande vontade de trocar de ecossistemas. (Especialmente quando vamos ver o preço do Apple Watch e qualquer versão dos AirPods).
Ou seja, não vai ser uma missão nada fácil convencer um fã do mundo Apple a mudar para o mundo Android, sendo provavelmente mais fácil conseguir o contrário.
Aliás, para ser 100% sincero, no passado já fui um completo ‘hater’ Apple, porque simplesmente não percebia o porquê do iPhone ser tão caro, quando tinha especificações técnicas tão abaixo de alguns aparelhos Android. Por isso, para não ser um hater completamente cego, decidi trocar o meu smartphone da altura (Galaxy S6) por um aparelho iOS (iPhone 6S). E pronto, de forma bem curiosa, foi aqui que comecei a mudar de opinião.
A conclusão foi que estamos a falar de dois mundos diferentes, cada um com os seus pontos positivos e negativos!
Nota -> Curiosamente, até deixei de arruinar a cabeça a um amigo meu que na altura tinha comprado um iPhone 6 de 128GB arruinando a sua conta bancária durante uns belos tempos 😛
Dito tudo isto, agora que terminei a análise do Galaxy S20 Ultra, S20+ e Mate 30 Pro, vai ser extremamente interessante voltar para o mundo do iOS! Mas vai ser ainda mais interessante comparar os dois grandes rivais do universo dos smartphones, o iPhone 11 Pro e Galaxy S20!
iPhone 11 Pro vs Galaxy S20 Ultra: 2 smartphones rivais ou 2 mundos diferentes?
Ao trocar de um para o outro, podemos facilmente reparar naquilo que diferencia as duas grandes marcas rivais, a Apple e a Samsung.
É que enquanto o iPhone 11 Pro tem facilmente um software mais focado no utilizador, na rapidez da utilização, fluidez e na simplicidade com que é possÃvel tirar uma boa foto. O Galaxy S20 Ultra tenta ficar à frente com os seus 120Hz, ao aproveitar um ecrã que é significativamente maior e ocupa muito melhor o espaço disponÃvel, juntando ainda com alguns extras na nova câmera.
Ainda assim, é inegável que o iPhone tem uma certa magia que nos puxa para o seu lado, especialmente quando já temos algo da fabricante em nossa casa, como no meu caso, um MacBook Pro.
Mas vamos por partes.
Design e Ecrã
O Galaxy S20 Ultra tem um design muito mais moderno em relação ao iPhone, nisto não há qualquer tipo de dúvida, e acho que nem faz muito sentido bater muito nesta tecla.
Afinal de contas, o design do iPhone 11 Pro continua a ser o mesmo do iPhone X lançado em 2017, enquanto o S20 traz uma espécie de fusão e refinamento naquilo que é basicamente um filho entre o S10 e Note 10 do ano passado. Ainda assim, o design mais antigo do iPhone não é necessariamente um defeito, visto que é uma receita com provas dadas, com um software pensado para aproveitar as caracterÃsticas do aparelho ao máximo.
O Galaxy S20 tem um design mais refinado e mais moderno! No entanto, o iPhone 11 Pro ainda tem muito para oferecer
A partir do Galaxy S10, a Samsung começou a utilizar um novo design de ecrã para os seus smartphones, depois de 2 anos a negar completamente a adoção da notch nos seus aparelhos! Por isso, começou a adotar um pequeno orifÃcio no ecrã, algo que nem todos os utilizadores gostam, mas que é facilmente superior à monocelha do iPhone.
Dito isto, ao juntar o efeito ‘infinito’ com o Edge do S20, temos um smartphone mais bonito e mais futurista que o iPhone 11 Pro, que claro está, continua com a notch (sensores do FaceID) a ocupar uma grande parte da parte de cima. Ainda assim, temos de ter em conta que o reconhecimento facial da Apple é a solução mais segura do mercado, sendo essa a grande razão pela qual a gigante Norte Americana continua a apostar neste design.
No fim do dia, acho o S20 superior neste departamento, mas também adoro a simplicidade que é utilizar o iPhone.
Por isso, não me parece que o design seja um grande fator nesta comparação. Se existe razão para não comprar um iPhone neste momento, é mesmo o refresh que poderá chegar em Setembro, caso o lançamento não seja adiado.
Performance
Aqui temos novamente de falar dos 120Hz do S20 Ultra! É que apesar do iPhone 11 Pro ser uma autêntica besta da performance, sendo superior a qualquer Android graças ao seu SoC mais poderoso. Ao utilizar os dois lado a lado vai sempre preferir a velocidade do ecrã AMOLED da Samsung.
Ainda assim, esquecendo os Hz, parece que o iPhone continua a ter alguma vantagem na abertura e usabilidade das aplicações no dia a dia.
Especialmente nas redes sociais mais populares e apps de conversação, em que a qualidade fotográfica dentro destas é inegavelmente melhor em relação a qualquer Android. (Culpa dos developers, mas continua a ser algo que os utilizadores têm de lidar diariamente.)
Quer queira jogar, trabalhar, ou simplesmente passar algum tempo a jogar ou a brincar, qualquer uma destas máquinas irá oferecer o desempenho que tanto deseja. Contudo, é provável que o iPhone se aguente mais tempo com esta performance, graças ao excelente suporte que a Apple oferece aos seus aparelhos. (5 anos de atualizações sem espera vs 2 anos de atualizações com muita espera à mistura).
Câmeras
Depois de alguns anos atrás dos principais rivais Android, o iPhone 11 Pro trouxe uma qualidade fotográfica e cinematográfica brutal para cima da mesa, sendo considerado por muitos especialistas como o pacote mais completo do mercado. Ainda assim, temos de olhar para aquilo que o S20 Ultra tem para oferecer, visto também ser a primeira grande aposta da Samsung neste mundo nos últimos anos, ao trazer o seu sensor de 108MP para o mercado.
Vamos meter lado a lado algumas fotos.
S20 Ultra
iPhone 11 Pro
Parece-me mais fácil tirar boas fotos com o iPhone 11 Pro, ao mesmo tempo que conseguimos manter as cores ‘naturais’. Contudo, com as maiores potencialidades do S20 Ultra… Parece-me que também é possÃvel tirar fotos superiores, ao aproveitar o sistema super completo e flexÃvel que a Samsung implementou no seu mais recente topo de gama.
Conclusão
Muito resumidamente, chegámos a uma altura, em que mesmo tendo em conta de estarmos a falar de mundos completamente diferentes (iOS vs Android)… As coisas nunca estiveram tão parecidas!
Pode escolher o smartphone que preferir sem medo de ficar com um grande défice de performance em algum campo. Afinal de contas, até o ecrã do iPhone é produzido pela Samsung, por isso, esquecendo os 120Hz, não existe uma diferença gigantesca na qualidade de imagem.
No entanto, é imperativo pensar nas grandes diferenças ainda existentes entre os dois Sistemas Operativos!
Que passam pelo suporte que cada marca oferece, visto que a Apple oferece pelo menos 5 anos de atualizações atempadas. Enquanto a Samsung apenas oferece 2 grandes atualizações, não garantindo datas de lançamento (como quase todas as marcas do mundo Android).
Posteriormente, temos o ecossistema que é bastante mais aberto no lado Android. O que lhe poderá dar mais liberdade caso goste de personalizar os seus produtos. Isto ao mesmo tempo que considera a integração do iPhone com todos os aparelhos Apple como o Apple Watch (melhor relógio do mercado), AirPods, iPad e macOS.
Por fim, a nÃvel de preço, as coisas parecem ter invertido um pouco! Visto que o iPhone 11 Pro Max custa 1279€, enquanto o S20 Ultra custa 1379€. Sendo agora a Apple a mais barata entre as duas grandes rivais.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!