Caso não saiba, os novos iPads da Apple já deveriam ser uma realidade no mercado, ao trazer para cima da mesa processadores M3, e claro, o muito badalado ecrã OLED. O problema, é que a Apple não quis um ecrã OLED ‘qualquer’, e isso está a criar problemas sérios nas linhas de produção.
iPad adiado porque o OLED está noutro nível!
Portanto, vários rumores apontavam para o lançamento de novos iPad Pro OLED, bem como de um novo iPad Air OLED, em Março ou Abril de 2024. Porém, houve problemas na produção dos ecrãs OLED destes aparelhos, e por isso, o lançamento deve acontecer apenas em Maio ou em Junho.
Sabe porquê? É que estes ecrãs OLED são especiais e bem mais difíceis de produzir face aos ecrãs “normais” que podemos encontrar em computadores, smartphone e até em TVs.
Estes ecrãs OLED são ‘Dual-Stack’, ou seja, têm duas camadas OLED em vez de apenas uma. Isto significa um brilho muito mais alto, maiores níveis de eficiência, maior durabilidade, e provavelmente também melhor qualidade visual. Porém, também significa um aumento no preço e complexidade de produção.
Aliás, a Apple até já teve de andar a trocar encomendas entre a LG e a Samsung, porque ambas tiveram problemas na produção destes mesmos painéis. (A Samsung deveria produzir os painéis de 11”, com a LG responsável pelos painéis de 13”. Curiosamente, desta vez, é a Samsung que está a apresentar maiores dificuldades).
Aqui é ainda preciso salientar que apenas existe um aparelho móvel no mercado com este tipo de ecrã, o Magic6 Pro Porsche Edition da Honor. Uma versão limitada que usa componentes de maior qualidade e capacidade.
Em suma, houve dificuldades de produção nas fornecedoras mais importantes, e por isso foi tudo adiado. Curiosamente, isto também explica um pouco o porquê da subida de preço nos novos iPad Pro, que deve andar à volta dos 400€.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!