A Apple não está a fazer um trabalho incrível no lado da Inteligência Artificial com o seu iPhone. Não é que esteja extremamente atrasada, porque de facto, a grande maioria dos consumidores não faz ideia daquilo que pode ou não fazer com a IA no seu smartphone.
Mas, comparativamente a várias rivais, a Apple está de facto a correr atrás do prejuízo! O que é uma pena. Isto é especialmente verdade na Europa, onde ainda não temos acesso a quase nada do novo sistema Apple Intelligence lançado com o iOS 18.
Felizmente, as coisas vão mudar com o iOS 18.4.
iOS 18.4 vai ser grande! Especialmente para nós em Portugal!
Portanto, já estamos mais ou menos a meio do ciclo de vida do iPhone 16 e iOS 18, mas… A Apple Intelligence ainda continua a coxear, especialmente na Europa, onde ainda não temos quase nada ativo.
Mas, com o iOS 18.4, as coisas podem finalmente começar a mudar. Não só vamos ver grandes melhorias no sistema de inteligência artificial da Apple, como também devemos finalmente ver funcionalidades a chegar ao território Europeu.
- Nota: Sistema IA da Apple disponível apenas do iPhone 15 Pro para cima.
Afinal de contas, a Apple Intelligence Europeia está apontada a Abril de 2025, mas deve começar já a ficar disponível para quem quiser testar as versões beta do iOS 18.4 já em Fevereiro.
Que novidades vamos ver no iOS 18.4?
No novo Sistema Operativo da Apple, a Siri vai (finalmente) evoluir para uma assistente de facto capaz de saber tudo, e fazer quase tudo, de forma a melhorar a sua vida. Vai ser capaz de ter acesso a todos os emails, mensagens, fotos, vídeos, e de facto, a grande maioria dos ficheiros que tiver no seu iPhone.
Por exemplo, pode pedir à Siri para marcar um jantar num restaurante que um amigo seu tinha enviado mensagem há algumas semanas atrás através de uma simples mensagem. Além de tudo isto, também vai ser possível pedir ajuda à Siri acerca de temas que já estejam presentes no seu ecrã.
Também muito interessante vai ser a integração de apps com o sistema de inteligência artificial, resultando em uma experiência mais poderosa, mas muito mais intuitiva.
Por fim, o mais importante para nós em Portugal é mesmo o facto de o sistema de IA ficar finalmente aberto. O iPhone vai ficar ao mesmo nível do restante mercado neste campo.