Foi durante o dia de ontem, que a Apple decidiu deixar de ‘assinar’ o iOS 15.4. Ou seja, a partir de agora, já não é possível voltar atrás para esta versão, o que para muito boa gente, significa que a gigante Norte-Americana encontrou problemas capazes de abrir o caminho para um novo jailbreak.
Mas será isto mesmo possível?
iOS 15.4 já não está a ser assinado. Jailbreak?
Antes de mais nada, temos de explicar o que isto significa. Caso não saiba, mesmo que a Apple lance uma ou duas atualizações, desde que as versões anteriores ainda sejam assinadas pelos servidores da empresa, ainda pode voltar atrás. Isto é o chamado downgrade.
É uma prática muito comum no mundo do jailbreak, porque, quanto mais ‘antiga’ for a versão, maior é a chance de ter vulnerabilidades importantes, para a execução de código fora do ecossistema Apple.
Além disso, a mais recente atualização pode trazer bugs chatos, ou simplesmente, e isto acontece várias vezes, gosta mais da outra versão, porque tinha mais autonomia, ou era mais rápida em algumas tarefas. Por isso, enquanto a Apple não fecha a porta, pode sempre voltar atrás.
Volto a frisar, isto é muito importante no mundo do jailbreak. Porque, mesmo que a Apple lance uma nova atualização, por motivos de segurança, nem sempre fecha logo a porta às versões anteriores.
No entanto, desta vez, é muito provável que a comunidade não tenha um novo jailbreak em desenvolvimento.
Afinal de contas, nenhum dos tradicionais nomes já veio a público dizer à comunidade que talvez possa ser boa ideia aguentarem-se no iOS 15.4. Assim, apesar do facto de quanto mais velha for a versão, maior é a probabilidade de eventualmente existir um jailbreak. Neste tempos, tão pouco seguros no mundo mobile, talvez faça sentido estar na versão mais recente.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num novo Jailbreak? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!