iOS 12.1 limita a velocidade do CPU dos iPhone de 2017 – A Apple passou recentemente um mau bocado, depois de ter admitido que limitava a performance dos processadores dos seus iPhone mais antigos. Inclusive, lançou um programa de troca de baterias (que termina dentro de dois meses), para tentar recuperar um pouco da sua imagem ao olhos dos seus leais consumidores.
Dito isto, a Apple explicou que a limitação não fazia parte de qualquer plano maquiavélico de ‘Obsolescência Planeada‘, mas sim apenas uma tentativa de manter a experiência de utilização fluida, sem quebras ou desligamentos do nada, devido à perda de capacidade da bateria.
Pois bem, a mais recente atualização 12.1 do iOS, introduz esta limitação a uma nova gama de aparelhos…
No passado, a página de suporte técnico da Apple, explicava que o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X têm um design e hardware mais avançados, que irão permitir ser mais resistentes ao deterioramento das baterias… No entanto, esta página foi agora atualizado, para refletir o lançamento do iOS 12.1.
O impacto da limitação da velocidade do CPU deverá ser menos aparente no iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X
Agora a página começa imediatamente por dizer o óbvio… “Todos os modelos de iPhone irão precisar de trocar de bateria eventualmente”.
Posteriormente, confirma que o iOS 12.1 implementou a funcionalidade de limitação de velocidade aos iPhone lançados em 2017. No entanto, os utilizadores têm agora a possibilidade de desligar a ‘funcionalidade‘ se assim o desejarem.
Curiosamente, a Apple foi recentemente multada em 5 milhões de euros pela autoridade da concorrência Italiana!
Depois do comité chegar à conclusão que a empresa é culpada de limitar a performance dos seus aparelhos mais antigos. (A Samsung também foi multada). Não informando sequer os consumidores das alterações feitas.
“A partir do iOS 12.1, o iPhone 8, iPhone 8 Plus e iPhone X incluem agora esta funcionalidade. Mas a gestão de performance deverá ser menos aparente. Devido ao hardware mais avançado e melhorias de software.”
Estes aparelhos chegaram recentemente à marca de 1 ano de idade. Por isso seria interessante perceber afinal que impacto teve a capacidade da bateria nos últimos 12 meses.