Na grande guerra dos sistemas operativos moveis, uma das grandes diferenças é a percentagem de dispositivos que recebem a última actualização do sistema respectivo, e os dados revelados indicam que o iOS tem uma percentagem muito maior que o Android.
Este tema já não é novo e podemos mesmo dizer que as percentagens referidas também não são nenhuma novidade, já que o iOS está presente apenas em iPhone e iPad, o Android já em todas as outras marcas que existem no mercado mobile.
Falando de número do sistema operativo da Apple, o iOS 11 está instalado em 76% dos dispositivos compatÃveis, até 22 de abril, de acordo com estatÃsticas que a Apple compartilhou hoje na página de suporte da App Store para desenvolvedores.
Quando falamos de dispositivos compatÃveis, falamos de:
- iPhone 5s
- iPhone 6 / 6 Plus
- iPhone 6s / 6s Plus
- iPhone SE
- iPhone 7 / 7 Plus
- iPhone 8 / 8 Plus
- iPhone X
- iPod Touch (6° geração)
- iPad Air 1 / 2
- iPad Pro (todas as versões)
- iPad Mini 2 / 3 / 4
Estes valores apresentam um aumento de 11 pontos percentuais desde 18 de janeiro, quando o iOS 11 estava instalado em 65% dos dispositivos e 24 pontos percentuais desde 6 de novembro, quando o iOS 11 estava instalado em 52% dos dispositivos.
Neste momento o iOS 10 ainda está presente em 19% dos dispositivos Apple, e as versões anteriores contam apenas com 5%. Mas temos de ter em conta que ainda existe muitos utilizadores com dispositivos mais antigos como iPhone 4 e 5, que não podem ser atualizados.
Bons números mas já foi melhor
Apesar destas percentagem serem muito boas, são inferiores às encontradas no ano anterior com o iOS 10, que em fevereiro de 2017, por exemplo, o iOS 10 estava presente em quase 80% dos dispositivos.
Esta percentagem inferior face ao ano anterior, deve-se muito aos erros encontrados nas versões do iOS 11, fazendo desta a versão com mais erros, muitos deles graves como bug do HomeKit, as vulnerabilidades do Specter e do Meltdown, e principalmente a mais falada controvérsia sobre a desaceleração do iPhone que levou a Apple a limitar o desempenho dos iPhones mais antigos devido às baterias degradadas.
Mas ao longo das versões dentro do iOS 11 houve sempre melhorias e novas funcionalidades, como a correção rápida dos erros mais graves.
Android e a sua fragmentação
Já quando comparamos percentagens entre sistemas operativos, vemos o Android a melhorar, mas mesmo assim com grande fragmentação das suas versões. Neste momento a versão Oreo está em 4,6% dos dispositivos deste sistema operativo. Pelo gráfico podemos ver que a versão Nougat é a que está mais presente com 30,8%, seguida pela Marshmallow com 26%, Lollipop com 22,9% e Kitkat ainda com 10,5%.
Pode interessar:
Snappables: os jogos chegaram ao Snapchat!
Apple tenta convencer Samsung a baixar preços dos ecrãs OLED
Primeira imagem real do OnePlus 6 e data de lançamento!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!