O inventor do Linux, Linus Torvalds nunca foi das personalidades mais calmas, visto que até já mandou a NVIDIA para um certo sítio, por não suportarem o seu Sistema Operativo.
Parece que agora o alvo é a Intel e as suas actualizações de segurança ao Spectre e Meltdown.
“What the f*ck is going on ?”
Perguntou Linus, afirmando que a Intel está a fazer coisas completamente loucas, que não fazem o mínimo sentido.
“As correcções são um completo lixo ! A Intel está mesmo a planear tornar esta mer** arquitectural ?”
“Já alguém lhes disse que são loucos ?”
O grande problema é a maneira como a Intel está a tentar aplicar as correções, isto porque até os futuros processadores da empresa, pelos menos nos próximos anos, vão ser lançados ainda vulneráveis ao Spectre e suas variantes.
Basicamente, querem incluir uma “flag” que pode ser ligada ou desligada por software para que os Sistemas Operativos possam proteger o sistema.
Isto foi provavelmente uma decisão para tentar minimizar os efeitos na performance.
A Intel está a tratar a segurança como algo opcional e não algo que deve ser corrigido no imediato, para tentar esconder as perdas de desempenho.
Um porta-voz da empresa já veio a público dizer:
“Nós levamos o feedback dos nossos parceiros muito a sério, e estamos envolvidos activamente com a comunidade Linux, incluindo o Linus, para trabalharmos juntos em soluções.”
Janeiro negro para a Intel
Estas críticas à gigante dos processadores, chegam semanas depois da empresa ter lançado a público algumas declarações(bastante cuidadosas) em relação ao impacto no desempenho dos seus produtos.
Além disso, foi prometido que 90% dos sistemas já teriam a actualização, mas algumas correções estão a originar problemas, por isso é recomendado que espere e não actualize.
No entanto, parece que foram finalmente identificados os problemas por detrás dos “ecrãs azuis” nos processadores Broadwell e Haswell.
Ainda falta tratar deste problema nos Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake e Kaby Lake, então Intel ?
Efeitos secundários, onde anda o controlo de qualidade !?
Além de problemas com os processadores Intel, a Microsoft foi forçada a parar as suas actualizações para sistemas AMD, após “matar” alguns computadores.
Tudo isto está a ser considerado “normal”, devido à corrida desenfreada para tentar corrigir estas vulnerabilidades.
Mas não me parece que seja aceitável, o Controlo de Qualidade foi atirado pela janela fora ?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!