Quem é que nunca se queixou da Internet, ou no nosso caso, de pessoas mais ligadas à tecnologia, quem é nunca ouviu um amigo, ou familiar, a falar mal da rede Wi-Fi de sua casa? Pois bem… Spoiler Alert! Na grande maioria das vezes, o problema não está na ligação em si, no router, ou sequer no seu fornecedor de Internet. Está no utilizador! Mais concretamente, no sítio onde o router foi montado e desde aí sempre permaneceu.
Tem noção da quantidade de vezes, que já me pediram ajuda para “arranjar a Internet”, e quando chego ao sítio, encontro o router dentro de um armário, ou arrecadação? Meus amigos… Não há milagres!
Por isso, hoje vamos perceber onde é que realmente deve montar o seu router, para ter acesso ao potencial máximo da sua rede Wi-Fi caseira.
Internet fraca em casa? A culpa é muito provavelmente sua
Portanto, como é óbvio, existem várias situações em que o sinal pode não chegar, porque tem demasiados obstáculos, paredes demasiado grossas, ou uma casa demasiado grande. É nestas alturas que recomendamos soluções Mesh, ou Powerline, ou até uma solução capaz de misturar as duas tecnologias, como é o exemplo dos produtos Devolo.
Mas, verdade seja dita, na grande maioria das situações, a sua rede Wi-Fi tem uma fraca performance, porque montou o seu router num sítio sem qualquer sentido. Vamos por partes?
Antes de mais nada, tem de ter o router correto!
Nem todos os routers são iguais, ou feitos para ter o mesmo exato desempenho, na mesma exata situação. Dito isto, se vive um apartamento ou casa pequena (100~150 metros quadrados), um ponto de acesso é mais do que suficiente para as necessidades de 99% dos utilizadores.
No entanto, se o seu router é antigo, talvez seja boa ideia atualizar para algo já com acesso aos padrões mais recentes, como é o caso das tecnologias 802.11ac e Dual-Band.
Entretanto, se a sua casa for um pouco maior, o ideal é mesmo optar por uma rede Wi-Fi Mesh, ou uma solução powerline, como dissemos em cima.
Onde deve ficar o router?
Infelizmente, na grande maioria dos casos, o router fica onde o técnico decidiu fazer a instalação. Mas, como já deve ter percebido, este mesmo técnico, normalmente, não está para otimizar a força do sinal em todas as divisões da sua casa. Na grande maioria das vezes, monta o router onde a passagem dos cabos é mais fácil.
Cabe a si perceber o melhor sítio, e se possível, mudar a instalação. Dito isto, deve escolher uma localização central, ou pelo menos, aproximar o router dos sítios mais importantes para si, como deve ser o escritório, quarto e sala de estar. Opte por sítios com poucos obstáculos.
Além do sítio, a altitude também é importante!
Caso não saiba, o sinal Wi-Fi tem a tendência de espalhar de forma descendente. Por isso, quanto mais alto estiver o router, melhor! Mas não o meta ‘afogado’ entre um armário e as paredes da sua sala. Há que dar espaço ao aparelho.
Evite meter o router perto de outros aparelhos eletrónicos
Além das paredes e mobiliário, a presença de outros aparelhos eletrónicos também pode influenciar a capacidade do sinal. Por amor de Deus, não faça como o meu pai, que meter o router em cima de um subwoofer.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!