Depois de quase uma semana de inatividade, o Internet Archive está de novo online de forma provisória e só de leitura. Dito isto, pode navegar livremente na Wayback Machine, embora a coleção mais vasta de documentos e software do Arquivo ainda esteja inacessível. Ou seja, o Internet Archive está de volta mas não ainda com tudo.
O Internet Archive está de volta mas não ainda com tudo!
O Internet Archive deixou de funcionar a 9 de outubro na sequência de um ataque DDoS de um pequeno grupo de piratas informáticos. Outros ataques atingiram-no um dia depois e esperava-se que continuassem ao longo da semana. Por isso, o fundador do Internet Archive, Brewster Kahle, decidiu que era altura de fazer uma manutenção. Este serviço ficou offline enquanto a sua equipa trabalhava para “examinar”, “reforçar” e “atualizar” os sistemas internos.
Este período de inatividade intencional pode também ter sido influenciado pela violação de dados a 30 de setembro, que foi divulgada a 9 de outubro. No entanto o SN_Blackmeta, o grupo que reivindicou a responsabilidade pela campanha DDoS do Archive, nega envolvimento na violação de dados. O SN_Blackmeta cita a campanha DDoS como uma etapa preparatória dos protestos na Internet contra a guerra Israel-Hamas. Ou seja, o Internet Archive tornou-se numa espécie de cobaia.
Entretanto os dados arquivados não foram danificados como resultado da violação de dados ou da campanha DDoS. No entanto, o Internet Archive suspendeu o carregamento de ficheiros e a captura de páginas Web. A vasta coleção de documentos e software também está inacessível neste momento.
Lembro que o Internet Archive é um sistema incrível que ajuda na educação, no estudo histórico e na preservação. É também o serviço de arquivo de páginas Web mais eficaz do mundo – a Wayback Machine pode levá-lo ao início da Internet, pode mostrar-lhe como uma página Web era ontem e pode revelar informações que as empresas ou figuras públicas tentaram apagar da Web.
Por fim, deveremos assistir ao regresso em pleno do Internet Archive nas próximas semanas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!