Se utilizou estes produtos no Verão veja o interior do seu carro

O Verão é sempre significado de sol, atividades, em alguns casos escaldões e até mosquitos. É por esse motivo que durante esta altura as pessoas recorrem a protetores solares, em alguns casos desinfetantes para as mãos e repelentes de insetos. O problema é que o seu automóvel odeia isto tudo, sobretudo pelo que podem causar. Assim se utilizou estes produtos no Verão veja o interior do seu carro!

Se utilizou estes produtos no Verão veja o interior do seu carro

Com as idas e vindas à praia eventualmente ainda não parou para olhar bem para o interior do seu carro. No entanto a verdade é que muitos químicos de produtos que usou podem ter reagido com as superfícies de pele e de plástico provocando um desgaste prematuro, a menos que estejam protegidos por acabamentos especiais ou sejam lavados, pelo menos, ocasionalmente.

Não ajuda o facto de estarem sempre a chegar ao mercado produtos novos e mais fortes. Dito isto, mesmo o produto aparentemente mais inócuo pode causar problemas quando entra em contacto com as superfícies centenas e até milhares de vezes por ano.

Muitos desinfectantes para as mãos, incluindo gel, espuma e toalhetes, contêm etanol.

Entretanto, as loções com fator de proteção solar mais elevado contêm maiores quantidades de óxido de titânio. Assim podem reagir com plásticos e óleos naturais que se encontram na pele, especialmente quando está quente. Quanto aos repelentes de insetos, a dietiltoluamida, ou DEET, é um ingrediente ativo comum.

interior do carro

Normalmente, os fabricantes de automóveis realizam testes para garantir que o interior dos seus automóveis resiste às reacções químicas de vários produtos que entram em contacto com os bancos. O mesmo com o painel de instrumentos, os painéis e outras superfícies. Especialmente quando expostos à luz solar e a temperaturas quentes (o interior de um automóvel estacionado na praia num dia quente pode ultrapassar os 50 graus Celsius).

No entanto, os proprietários de automóveis também podem fazer algo a esse respeito. Não estamos a dizer que deve deixar de usar protetores solares, desinfetantes para as mãos e repelentes de insetos. No entanto, o que deve fazer logo a seguir a verão é utilizar produtos específicos para o cuidado do automóvel. Em alternativa, até mesmo apenas água com sabão para lavar regularmente todas as superfícies que estiveram em contacto com estes produtos.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também