As gigantes dentro do mundo da IA andam sempre a dizer que a IA não vai roubar empregos a ninguém, porque vai servir mais como apoio, e não como uma entidade capaz de produzir de forma completamente independente.
Mas isso não é verdade. Ou pelo menos não vai ser verdade num futuro próximo.
Inteligência Artificial está a crescer a um ritmo quase absurdo, naquilo que é uma tecnologia com um potencial quase infinito. Aliás, uma das maiores personalidades deste mundo acabou de afirmar que 2025 vai ser o ano em que vai começar a ser normal ter “colegas de trabalho” baseados em IA.
Inteligência Artificial vai roubar empregos em 2025
Portanto, Sam Altman, CEO da OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, tem o grande objetivo de levar a AGI para o mercado. O que é a AGI? Significa Arificial General Intelligence, e tem o potencial de mudar muitas das coisas que damos por garantidas no nosso dia-a-dia.
AGI
- A inteligência artificial geral (AGI) é um tipo de inteligência artificial (IA) que iguala ou ultrapassa as capacidades cognitivas humanas numa vasta gama de tarefas cognitivas. A AGI é considerada uma das definições de IA forte. É um dos grandes objetivos da indústria.
- Resumo: A AGI é uma IA tão inteligente, que é tão ou mais inteligente que o mais inteligente dos seres humanos.
Quando a tecnologia chegar a esse ponto, vai ser completamente impossível distinguir entre IA e o trabalho real de um humano. (Isto se esquercermos o detalhe de a IA ser muito mais rápida a conseguir chegar ao resultado final).
Qual é o foco do CEO da OpenAI para 2025?
É fazer com que a IA entre em força no mercado de trabalho.
Por enquanto, ainda estamos um pouco longe desta realidade da AGI, mas, como sempre, é preciso ter em consideração que a Inteligência Artificial é uma espada com dois gumes. Ou seja, tanto pode ajudar, como pode dificultar a vida às pessoas.
Sendo exatamente por isso que estes primeiros sinais de IA no mercado de trabalho podem e devem preocupar. Especialmente quem tem empregos simples, sentados à frente de uma simples secretária.
Afinal, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, estão a consumir a tecnologia como se fosse algodão doce, e por isso mesmo, é uma questão de tempo até vermos despedimentos em massa por causa da sua implementação.
Tem interesse no assunto? Nada melhor que ler a entrada no Blog de Sam Altman, aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!