Bridgestone: inteligĂȘncia artificial vai ajudar a criar pneus

A inteligĂȘncia artificial estĂĄ por todo o lado e agora chegou aos pneus. Assim, a Bridgestone quer aproveitar esta tecnologia para melhorar as suas tecnologias e como tal investiu num novo simulador de Ășltima geração que vai contribuir e muito para o desenvolvimento de pneus.

A InteligĂȘncia Artificial tambĂ©m pode ajudar no desenvolvimento de pneus

Na pråtica este novo sistema permite aos engenheiros da empresa reproduzir virtualmente o comportamento dos pneus. Também a interação com o veículo e a resposta em diversas condiçÔes. Tudo isto combinado com a contribuição de pilotos de testes especializados.

A grande vantagem da utilização da inteligĂȘncia artificial Ă© que todos os dados sĂŁo analisados mais rapidamente. Assim isto permite por outro a investigação e o desenvolvimento de novas opçÔes de design. Tudo numa fração do tempo que seria necessĂĄria em condiçÔes normais.

sabe o que significam os pelos nos pneus e porque estĂŁo lĂĄ?

Mas hĂĄ outras coisas importantes que resultam do investimento neste novo simulador. É que como a inteligĂȘncia artificial dĂĄ uma ajuda no campo da experimentação pode-se reduzir o volume de pneus fabricados e de testes fĂ­sicos de pneus.

Quando estarĂĄ operacional

Este simulador deverå estar totalmente operacional até ao final de 2025.

Bom para o ambiente

A simulação DiL no local ajudarĂĄ a acelerar a jornada de sustentabilidade da empresa. Ao reduzir o volume de pneus fabricados e de testes fĂ­sicos de pneus, a Bridgestone prevĂȘ que se poupam atĂ© 12 mil pneus experimentais a cada ano graças a este investimento, resultando numa redução significativa das emissĂ”es de CO2. A tecnologia da empresa jĂĄ leva a uma redução de atĂ© 60% no consumo de matĂ©rias-primas e nas emissĂ”es de CO2 na fase de desenvolvimento de pneus OE. Para pneus de substituição, a poupança Ă© de pelo menos 25%.

Mais novidades a caminho

Até aqui este simulador é essencialmente utilizado pela Bridgestone para avaliar o comportamento em piso seco. No entanto a empresa estå a trabalhar para expandir as åreas de desempenho dos pneus que pode avaliar. Também os segmentos de mercado aos quais se pode aplicar. 

Entretanto este Ă© um bom exemplo das potencialidades da inteligĂȘncia artificial. Numa altura em que existem tantas preocupaçÔes e sobretudo crĂ­ticas a estes sistemas, quase num medo latente em que tudo acabe como no filme, Exterminador ImplacĂĄvel, a verdade Ă© que bem aplicadas estas tecnologias podem ser muito Ășteis e fazer a diferença no que diz respeito ao tempo de desenvolvimento.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
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