Inteligência artificial já chegou ao Gmail e Google Docs

Demorou algum tempo mas a verdade é que o termo Inteligência Artificial anda nas bocas do mundo. É aliás por esse motivo e por aparentemente a Microsoft ter aberto a caixa de pandora que a Google tem apressado a implementação desta tecnologia nas suas aplicações e serviços. Dito isto, o Gmail e o Google Docs são os primeiros a terem direito às novas funções de escrita e reescrita com o apoio da Inteligência Artificial.

Inteligência artificial já chegou ao Gmail e Google Docs

A propósito disto as primeiras funcionalidades de IA do Google não são apenas um chatbot colocado em cima de uma aplicação ou serviço existente, mas têm algumas das mesmas funcionalidades que a Microsoft tem vindo a testar no Bing Chat e no Edge. Por exemplo, o Google Docs terá em breve uma função para o ajudar a começar a escrever. Por exemplo se escrevermos resposta a anúncio de emprego na área de tecnologias vamos ter direito a ajuda neste processo.

Inteligência artificial já chegou ao Gmail e Google Docs

De facto a Google revelou numa publicação que fez no seu blog que “basta digitar um tópico sobre o qual gostaria de escrever, e um rascunho será gerado instantaneamente. Entretanto com a ajuda da inteligência artificial podemos continuar a aperfeiçoar e editar, recebendo mais sugestões conforme necessário”.

A Google também está a testar uma função de reescrita no Docs e Gmail.

Assim pode pegar em partes da sua escrita e reescrevê-las de várias formas alternativas.

Por exemplo, pode converter as notas rápidas de uma reunião num resumo mais bonito. Tudo com só um clique. Logo à partida temos acesso a várias opções como formalizar, elaborar, encurtar, colocar por pontos e a opção “Sinto-me com sorte”. Esta já conhecemos do motor de busca e vai permitir ao sistema de inteligência artificial fazer aquilo que lhe apetecer.

Inteligência artificial já chegou ao Gmail e Google Docs

O Google diz que as sugestões dadas pelo sistema de IA podem ser facilmente aceites, editadas ou alteradas antes de serem integradas em qualquer coisa em que estejamos a trabalhar. A empresa também “entregará os controlos administrativos correspondentes para que os administradores de sistemas sejam capazes de definir as políticas certas para as organizações”. Isto provavelmente significa que as empresas e organizações serão capazes de desligar algumas (ou todas) as funcionalidades de IA. Assim se utilizar o Docs ou o Gmail no trabalho ou na escola, poderá não ser capaz de testar as novas funcionalidades.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também