Intel vai mesmo acompanhar o Windows 11! Com limitações

Ao que tudo indica, a Intel vai mesmo fazer o tudo por tudo para lançar os seus novos Core 12000 (Alder Lake-S) ainda em 2021, tudo de forma a aproveitar o lançamento do Windows 11. Afinal de contas, o lançamento de um novo sistema operativo vai meter muito boa gente em ‘overdrive’, com muitos clientes no mercado à procura de upgrades.

No entanto, vai ser um lançamento limitado, porque a Intel não tem capacidade para meter todas as novidades cá fora, ao mesmo tempo, antes do final do ano.

Intel vai mesmo acompanhar o Windows 11! Com limitações

Intel 11

Portanto, a Intel vai lançar novos processadores e novas motherboards antes do final do ano. Contudo, vai focar-se apenas e só nos produtos ‘entusiasta’, ou seja, nos processadores K e KF, e claro, nas motherboards topo de gama Z690.

Muito provavelmente estamos a falar dos processadores Core i9-12900K, i7-12700K e i5-12600K, acompanhados por várias gamas de motherboards Z690, responsabilidade das parceiras da Intel. Estes produtos devem chegar ao mercado na mesma exata altura em que a Microsoft lançar o seu novo Windows 11. Ou seja, Outubro/Novembro.

Entretanto, o resto da gama de processador e motherboards devem começar a aparecer de forma faseada no primeiro e segundo trimestre de 2022.

Porquê lançar de forma faseada?

Muito resumidamente, a Intel tem passado um mau bocado atrás da AMD. Por isso, com uma plataforma realmente inovadora na forma destes Intel Alder Lake-S, que já trazem suporte a memória DDR5, bem como ao standard PCIe 5.0, a Intel tem aqui uma oportunidade de ouro para ficar à frente da sua velha rival.

Ao fim ao cabo, a AMD apenas consegue lançar a arquitetura Zen 3+ em 2021, ou início de 2022. Com a realmente inovadora arquitetura Zen 4 (5nm) a chegar apenas na segunda metade de 2022. É uma janela de oportunidade que a Intel simplesmente não pode perder.

Além de tudo isto, temos ainda de ter em conta que a Intel está a preparar o lançamento da sua primeira gama de placas gráficas para jogos. Mas neste campo ainda não sabemos se irá ser feito um esforço antes do final do ano.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Quer apostar na nova geração Intel? Ou prefere esperar pelo que a AMD tem para oferecer em 2022?

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também