Intel vs AMD: Na gama baixa, quem ganha é a Intel

A Intel está prestes a apresentar a sua forte de gama média e gama baixa, pertencente  à geração Core 12000, onde aparentemente temos de destacar o processador i3-12100, um CPU que irá chegar ao mercado tendo como base o chip “Alder Lake-S H0”, ou seja, 4 núcleos físicos pensados na velocidade, com 8 threads disponíveis.

Um senhor processador capaz de chegar aos 4.3 GHz, e ainda, um iGPU Gen 12 Xe LP. Tudo isto irá resultar num pacote de 60W de TDP.

Intel vs AMD: Na gama baixa, quem ganha é a Intel

AMD Intel

Portanto, nós adoramos olhar para os grandes processadores como o i9-12900K, i7-12700K e Ryzen 9 5950X. No entanto, o dinheiro a sério está nas gamas médias e baixas, que é, claro está, onde há volume de vendas, e os custos de desenvolvimento e produção são muito menores.

Dito isto, segundo um novo ‘leak’ de uma amostra de engenharia do i3-12100, a Intel vai ser capaz de meter o muito popular Ryzen 3 3100 no bolso, sem grandes dificuldades. Ao fim ao cabo, estamos a falar de uma vantagem de mais ou menos 15%, com alguns testes mais específicos, como o Cinebench R23, a mostrar uma diferença superior a 25%.

Curiosamente, isto acontece graças ao excelente trabalho da Intel, mas também devido ao facto de a AMD nunca se ter dado ao trabalho de lançar novos processadores para as gamas mais baixas do mercado, baseados na arquitetura Zen 3. Talvez agora com os Ryzen 6000 baseados na arquitetura Zen 3+? É que a Intel já não está a dormir!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessado num bom processador de gama baixa? Ou olha sempre para as peças mais acima na cadeira alimentar? A pensar na performance pura e dura? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo, acerca deste mercado de computadores de 2021.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também