Como deve saber, o mundo das placas gráficas precisa de concorrência como precisa de pão para a boca. Está tudo carÃssimo! Além disso, as alternativas não são de todo incrÃveis no campo da performance, especialmente quando comparadas à geração de produtos anterior.
Foi exatamente devido a esta situação, que se arrasta há vários anos, que ficámos extremamente felizes com a entrada da Intel neste mercado. Porém, depois de um primeiro lançamento muito aquém das expetativas que devem estar impostas em cima de um lançamento Intel… Temos muitas dúvidas relativamente a uma segunda geração. Especialmente quando muitos rumores apontam para uma desistência nos próximos tempos.
Ainda assim, a realidade é que a Intel vai lançar placas gráficas em 2024, e ao que tudo indica, com bons nÃveis de performance!
Intel vai ter placas gráficas em Dezembro. Performance “brilhante”?
Portanto, como deve imaginar, depois de uma primeira geração aquém de tudo, a Intel não quer competir com a NVIDIA nas gamas mais altas, especialmente nesta altura do campeonato em que a NVIDIA se prepara para lançar as suas novas RTX 50.
Mas, a aposta na gama média deve ser realmente muito interessante, com nÃveis de performance “brilhantes”. O que significa isto? Não fazemos ideia, mas temos esperança de que a Intel consiga oferecer bons produtos, a preços apelativos. Especialmente nesta altura em que a AMD também deverá apostar apenas em produtos focados na qualidade-preço.
Ou seja, é impossÃvel para estas duas entidades rivalizar com a NVIDIA nas gamas mais altas. Mas, ter uma Intel e AMD “à bulha” na gama média? Seria muito bom!
Entretanto, ainda não sabemos quantos modelos vamos ter, e a que preço. Porém, sabemos que todas as placas gráficas Intel Battlemage vão ser baseadas no processo de produção de 4nm da TSMC, ficando assim em linha com aquilo que a AMD e NVIDIA têm para oferecer.
Em suma, os actuais produtos gráficos da Intel não conseguiram causar grande impacto quando se compara o sucesso obtido pelos seus homólogos. Porém, a dedicação da Team Blue mostra que a empresa está empenhada em aumentar a adoção das suas GPU no segmento, embora isso exija alguns esforços sérios. Afinal, ou vai… Ou racha!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!