A Intel é uma das maiores fabricantes de tecnologia do planeta, sendo também uma das empresas com mais recursos na área do desenvolvimento e produção de hardware e software. Aliás, é quase obrigatório para a Intel ter sucesso em qualquer que seja a área em que tente meter os pés.
Sendo exatamente por isso que existiam expetativas extremamente altas relativamente à aposta nas placas gráficas, que infelizmente, pelo menos por enquanto, tem sido um pouco… Sem sal.
Mas isso pode começar já em 2024! Afinal, vamos mesmo ter toda uma nova geração de placas gráficas, e ao que tudo indica, a equipa responsável pelo desenvolvimento de hardware até já está a trabalhar numa outra geração mais à frente.
Será que vamos mesmo ver uma Intel a lutar contra a AMD e NVIDIA no mundo das placas gráficas? Especialmente agora que as duas velhas gigantes parecem muito mais focadas no IA, do que em oferecer produtos de qualidade a um bom preço para o tradicional mundo dos computadores?
Intel vai ter placas gráficas de nova geração já em 2024!
Portanto, depois de múltiplos adiamentos que até fizeram com que a Intel falhasse uma das alturas mais propícias ao lançamento de novas placas gráficas a um bom preço, ou seja, a altura da crise de componentes e de mining. A realidade é que a gigante azul dos microprocessadores foi mesmo capaz de lançar novos produtos em 2022, e ao que tudo indica, depois de um período de forte aposta nas drivers, que em alguns casos até duplicou a performance das placas Xe de 2022, a Intel parece agora finalmente pronta a ser uma rival a sério da AMD e NVIDIA.
A correr bem, pode ser incrível para a Intel e também para nós os consumidores. Afinal de contas, a NVIDIA está consistentemente a exagerar nos preços. Além disso, a AMD continua incapaz de rivalizar, especialmente nas gamas mais altas.
Dito isto, tudo indica que a Intel vai lançar as suas novas Xe Battlemage algures na segunda metade do ano de 2024. Entretanto, como parar é na realidade “morrer”, a equipa de desenvolvimento da Intel já se dividiu em 2 grupos! Um para o desenvolvimento e atualização das atuais drivers (cerca de 30% do total), e um outro para o desenvolvimento da arquitetura seguinte (Celestial).
Agora é esperar para ver! Será que a Intel vai finalmente conseguir tirar algum sumo de todo o investimento que tem vindo a fazer neste mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!