Depois de muitos anos no poleiro, a Intel está agora na mó de baixo, ao sofrer com uma AMD que soube aproveitar as fraquezas da rival, e que agora, se mostra realmente poderosa, sendo muito capaz de aguentar toda e qualquer investida do mercado.
No entanto, com o lançamento do Windows 11 em 2021, a Intel parece estar pronta a aproveitar uma janela temporal muito interessante no fim do ano, para lançar uma nova plataforma, e claro, uma nova gama de processadores. Estamos a falar das motherboards Z690 (LGA1700), que irão servir de base para os novos Intel Core 12000, processadores que já trazem suporte a memória RAM DDR5 e armazenamento PCie 5.0.
Curiosamente, a AMD também já está a preparar uma resposta para este lançamento, na forma dos Ryzen 6000 (Zen 3+), que apesar de não trazerem suporte a novas tecnologias, trazem um aumento de desempenho muito interessante, e claro… Retrocompatibilidade com as já existentes motherboards X570, B550 e B450.
Mas será que a AMD não estará a cometer um erro? Ao guardar a sua nova plataforma (AM5) para 2022? É que a Intel já tem tudo pronto para esse mesmo lançamento da rival AMD.
Intel vai lançar processadores agora, e daqui a um ano! Com retrocompatibilidade
Portanto, a Intel vai lançar uma nova gama de produtos no último trimestre do ano, e pelos vistos, já tem tudo planeado para um novo lançamento no terceiro trimestre do próximo ano. Ou seja, motherboards LGA1700 Series 690, com processadores Core 12000 em 2021. E claro, motherboards LGA1700 Series 790, com processadores Core 13000 em 2022.
Sim, o socket é o mesmo, e pelos vistos, a Intel até vai apostar na retrocompatibilidade entre plataformas.
Entretanto, a AMD tem tudo marcado para lançar a sua inovadora plataforma AM5 no segundo trimestre do próximo ano. No entanto, alguns rumores já apontam para alguns atrasos… Ou seja, um lançamento no último trimestre de 2022.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!